logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Goretti diz que Ministério da Saúde prevê 100% de vacinação em novembro

Por Habacuque Villacorte

A deputada estadual Goretti Reis (PSD) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (14), para detalhar algumas informações sobre a reunião virtual que manteve com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, representada pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Laurício Cruz.

Goretti participou da reunião como membro da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav/Unale), quando também participaram o presidente da Conav, deputado Rodrigo Delmasso e os deputados membros Lídio Lopes, Ângelo Almeida e Zilá Breitenbach. Em pauta o cronograma e a distribuição das vacinas. A deputada antecipou que a previsão do MS, sem maiores percalços, é que o País atinja a marca de 100% das pessoas vacinadas em novembro.

“Buscamos fazer toda a interlocução para sabermos como vem sendo montado esse cronograma de vacinação no Brasil. A gente tenta incluir cada vez mais os grupos prioritários, sabemos da angústia da população mundial, e buscar tirar o máximo de informações. Questionou a morosidade para liberar alguns imunizantes que já são utilizados em outros países, e ele colocou que depende do aval da Anvisa para o MS adquirir”, explicou Goretti.

A deputada enumerou o montante de doses de vacinas que já foram adquiridas pelo Ministério da Saúde. Ela citou a decisão do ministro do STF, Ricardo Lewandoswki, dando prazo para a Anvisa decidir sobre a vacina russa Sputnik V, sob o risco de autorizar o Estado do Maranhão a comprar e aplicar as doses mesmo sem uma posição da Anvisa. “Precisamos acelerar a entrega desses imunizantes. Temos a previsão para o final de abril dos imunizantes da Johnson”.

“O representante do MS anunciou que se a Anvisa não atrasar tanto para liberar esses imunizantes, a previsão é que o País atinja a marca de 100% das pessoas vacinadas em novembro. É a expectativa de imunização que nós temos por enquanto”, revelou a deputada, sendo interpelada pelo colega e presidente Luciano Bispo (MDB). “Eu não vejo outro caminho para a gente se proteger que não seja a vacina. Acredito que a gente vai demorar um bom tempo ainda usando as máscaras”, disse o deputado.

“A máscara é o que nós presenciamos no Japão, por exemplo, onde ao surgir qualquer doença respiratória, eles já colocam a máscara. Isso deveria ser uma prática entre nós até para não transmitir o vírus para outras pessoas”, disse, alertando para a chegada do inverno. Goretti Reis também fez um apelo pela priorização da vacinação para os conselheiros tutelares que estão na linha de frente, acompanhando e cuidando dos vulneráveis.

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo