A deputada estadual Goretti Reis (DEM), recebeu em seu gabinete, na manhã de segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), a presidente da Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (ASIMUSEP), Svetlana Barbosa que buscou o apoio da parlamentar no intuito de alterar a Legislação da Polícia Militar de Sergipe, de 1976, adequando-a à Lei Federal no que dispõe da aposentadoria das mulheres policiais.

Para Goretti Reis, uma causa legal e justa e não infringe a Legislação Estadual, apenas pede que seja modificada e atenda a Lei Federal Complementar nº 144 de 15 de maio de 2014, que regulamenta a aposentadoria da mulher com 25 anos de atuação, cinco anos a menos que os policias do sexo masculino e com os proventos integrais. “Enquanto parlamentar não temos autonomia para alterar as leis, mas seremos a ponte dos trâmites legais e na ajuda para que as policiais alcancem o objetivo”, ressaltou.

A parlamentar revelou que vai tentar sensibilizar o Governo a conceder a alteração, próximo mês, março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. “Seria um reconhecimento ao papel da policial diante da sociedade”, disse Goretti, acrescentando que, vai manter contato com a Procuradora do Estado, a fim de saber de que forma o Executivo pode agir para encaminhar a Assembleia Legislativa Projeto de Lei Complementar modificando a Lei Estadual.

A presidente da ASIMUSEP informou a deputada democrata, que a transferência para a reserva remunerada a pedido das policiais militares femininas com 25 anos de contribuição e proventos integrais já é uma realidade em 14 estados da Federação. “Estamos nessa luta e pedimos o apoio, nesse projeto em especial, a militante aguerrida nos direitos e valorização da mulher Goretti Reis para reforçar esse clamor ao Executivo, ela que já é parceira antiga da Associação”, observou concluindo Svetlana Barbosa.

Fonte: Ascom Parlamentar Dep. Goretti Reis (Cristina Rochadel)