Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
Foi entregue, nesta quinta-feira, 13, o Título de Cidadania Sergipana a Glennyson Cruz. O homenageado nasceu em Maceió e mora em Aracaju desde os cinco anos de idade, quando seus pais retornaram ao estado.
“Eu sempre fui sergipano, apesar de não ter nascido aqui, porque minha família toda é sergipana. Hoje eu realizo um sonho, de fato e de direito, o que eu sempre sonhei ser: sergipano de verdade. Então é um dia muito feliz para mim, o maior presente que eu já ganhei na minha vida”, falou.
Glennyson Cruz atua há anos pelo esporte amador no estado de Sergipe, além de ser sócio do Confiança desde 2001 e Conselheiro desde 2014. Ele foi eleito Presidente do Conselho de Administração por dois mandatos consecutivos, entre 2017 e 2022 e hoje é Conselheiro Vitalício.
Entre 2017 e 2020, atuou na Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude. Em 2015, criou a FF Libertadores, competição de futebol amador. A FF emprega dezenas de colaboradores diretos e centenas indiretos e possui mais de 1.400 atletas cadastrados.
“Eu sempre falo que cada centavo investido no esporte é um centavo a menos que você precisa investir na segurança pública, no sistema carcerário, na saúde. O esporte é um instrumento de inserção social imensurável e tenho orgulho de fazer parte de tudo isso”, afirmou o homenageado.
A autora da propositura, deputada Maisa Mitidieri, destacou a importância do trabalho desempenhado por ele. A parlamentar afirmou um assunto necessário para ajudar às crianças e adolescentes a não entrar na criminalidade.
“É um trabalho que a gente defende muito porque o esporte é vida, não se resume só ao lazer, é inclusão e ele faz um trabalho maravilhoso com o futebol amador que ele vem construindo para ser o maior, me arrisco dizer, não só de Sergipe, mas de todo o Brasil. É muito merecedor, disse.
A deputada ainda falou sobre o desempenho dele a frente da realização de eventos musicais e culturais no estado. “Ele vem fazendo também shows, ou seja, ele faz a economia do nosso estado também. Ele vem se dedicando ao estado desde pequeno, já é um sergipano nato, só faltava ser de direito”.
O presidente da Confederação Brasileiro do Desporto Escolar, Antônio Hora Filho, falou sobre a atuação do homenageado no esporte amador. Ele explicou que o trabalho vem sendo feito em prol do todo o estado.
“Ele tem um desempenho tão atuante na sociedade sergipana que eu acho que é surpresa para a população ele receber esse título, porque para nós ele já era sergipano. Quando isso acontece é uma confirmação de que a indicação da parlamentar é mais do que justo”, declarou.
Glennyson Cruz é também presidente da comissão de ética desta entidade. “É essa atuação destacada que nos traz aqui hoje com essa sensação de fazer justiça e trazer oficialmente agora ao hall dos sergipanos uma pessoa que de fato já nos representa muito bem”.
A Sessão Especial de entrega de Título de Cidadania Sergipana a Glennyson Cruz ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese