Givaldo Ricardo é o mais novo cidadão sergipano

Natural de Alagoas, e com mais de três décadas vivendo em terras sergipanas, o radialista e professor, Givaldo Ricardo de Freitas, é reconhecido por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) como cidadão sergipano. O “Titulo de Cidadão Sergipano” foi formalizado na manhã desta terça-feira, dia 4 de setembro, durante solenidade de Sessão Especial no plenário legislativo.

A propositura do título ao radialista foi da autoria do deputado Estadual do PT, Francisco Gualberto. Segundo justificou o parlamentar – que na solenidade fez a leitura da Resolução aprovada –  o jornalista tem se destacado no Estado pela enorme dedicação e empenho no exercício da missão profissional que abraçou.  “O radialista Givaldo Ricardo é merecedor do Título de Cidadão Sergipano por reconhecimento de lutas e conquistam que orgulham todos nós deste Estado”, externou Francisco Gualberto, que na ocasião contou como conheceu o radialista. “Entre tantos da imprensa, em uma reunião que solicitei ao ex-governador Marcelo Dedá, ele se destacou com trabalho e competência”.

Discurso do homenageado

De acordo com o mais novo cidadão sergipano, Givaldo Ricardo de Freitas, o título concedido é o coroamento de uma história toda construída em Sergipe. “Aqui cheguei aos 12 anos, passei por todo o processo educacional. Devo tudo à Educação e à Educação pública. Preciso homenagear também os radialistas, os jornalistas e os comunicadores de uma forma geral. Aqui eu fiz minha carreira, construí minha família, tenho meu filho e minha esposa. Honestamente, acho que Sergipe me deu muito mais do que eu pude oferecer a este Estado”.

Em seguida, o homenageado externou sua gratidão ao deputado Francisco Gualberto pela honraria concedida. “Estou contemplado em receber esta homenagem na Casa do Povo, no Poder mais criticado e mais democrático. Francisco Gualberto é um cara que tem uma história muito próxima da minha, de luta de classes, de muito trabalho. E ele chegou a este parlamento graças a esta luta. Sua homenagem me deixa bastante feliz, me contempla muito, disse Givaldo, agradecendo a sua família por ter dedicação e apoio nas ausências necessárias diante da labuta. Por fim, agradeceu aos parlamentares, Francisco Gualberto e ao presidente da Alese, Luciano Bispo, do MDB, por honraria concedida. “Se há um poder democrático, esse poder é o da Casa Legislativa”, agradeceu.

Homenagens

Muitos amigos, parentes, e autoridades públicas compareceram na Alese para parabenizar o mais novo cidadão sergipano, que também recebeu recentemente pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o Título de Cidadão Aracajuano. Representando o governador do Estado, Belivaldo Chagas, o secretário de Comunicação de Sergipe (Secom), Sales Netos, teceu elogios sobre a vida profissional que  Givaldo Ricardo galgou durante sua vida em Sergipe. Recentemente, Givaldo farias presidiu a Fundação Aperipê de Sergipe.

“Givaldo vem, aos longos desses anos, prestando grandes serviços ao nosso Estado. Iniciou sua vida aqui no Estado na carreira militar, protegendo nossos municípios, e daí seguiu sua carreira na área de comunicação. Graduado na área, atuou em diversas assessorias de comunicação, onde também foi professor na Universidade Federal de Sergipe (UFS)na área de Comunicação Social”, externou o secretário.

Sales ressaltou ainda que Givaldo Freitas foi um dos melhores presidentes que a Fundação Aperipê já teve. “Ele conseguiu diversos avanços na emissora, a exemplo da digitalização da emissora, onde preparou a emissora para o futuro. Todos nós de Sergipe devemos nos orgulhar de tê-lo como sergipano, e tenho certeza que o governador comunga desse mesmo pensamento”, destacou Sales.

Legado

Para o presidente da Aperipê, Francisco Ferreira, Givaldo Ricardo quando presidiu a TV Aperipê, deixou a sua marca em prol dos sergipanos. “Seu trabalho frente a fundação fortaleceu o incentivo à Educação e a Cultura do nosso Estado. Pois na hora que promoveu melhoria na Tv, fortaleceu a visibilidade da cultura e educação em Sergipe”, avaliou o diretor-presidente da Aperipê.

Amigo pessoal e colega de trabalho de Givaldo Ricardo, o jornalista  João Augusto Freitas parabeniza escolha de nome proposto pela Casa Legislativa. “É um título merecido. Só certifica o que ele é: um sergipano. Givaldo tem anos no Estado dedicados, especialmente,  ao trabalho na área de comunicação social, onde trabalhamos juntos”, apontou João Augusto.

Palavras de Francisco Gualberto  direcionadas ao homenageado foram reafirmadas por Luciano Bispo. “Gualberto é um homem de palavra. É meu líder, meu amigo. E sua escolha para o título de cidadania  ao homenageado é legítima. Quem melhor defendeu a Educação na imprensa foi Givaldo, deixou esse posição quando esteve por lá”, finalizou o presidente.

Participação

Além de familiares, amigos, colegas  e diversos  colegas da Imprensa, estiveram compondo a mesa da solenidade, o secretário de Estado da Comunicação, José Sales Neto; o superintendente da Fundação Aperipê, Francisco Ferreira; o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, Paulo Sousa; além do presidente do Sindicato dos Radialistas, Elton Ricarte.

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Fotos: Jadilson Simões