Gilson Andrade sugere modelo de consórcio intermunicipal de saúde

O deputado Gilson Andrade(PTC) utilizou a tribuna nesta segunda-feira, 14, para falar sobre a sua participação no I Seminário “Saúde: Responsabilidade dos Entes Federados e Pactuação”, realizado na última quinta-feira, 10, em Fortaleza-CE, onde foi discutida a questão do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) a nível dos entes federados.
“Ouvimos do palestrante a experiência exitosa do Estado do Ceará que foi dividido em regiões e que hoje trabalha num sistema de consórcio da saúde, onde o município maior tem o prefeito como presidente desse consórcio e os demais municípios que fazem parte daquela região entram em contrapartida e tudo é definido através dos seus gestores municipais e o Governo Estadual entra com 40% de todo custeio desse consórcio”, explicou.
O parlamentar considera que seria interessante o Estado de Sergipe tomar como exemplo essa experiência e assim, fosse avaliada e ampliada a discussão para implantar esse modelo de gestão. “ Com as ações sendo realizadas através dos consórcios intermunicipais poderemos avançar no quesito saúde em nosso Estado”, salientou.
Por Ascom Parlamentar Dep. Gilson Andrade – Autimira Menezes