Gilson Andrade promove Sessão Especial em homenagem às pessoas com deficiência

Além de parlamentares, grande público lotou as galerias da Assembleia Legislativa de Sergipe-Alese nesta quinta-feira, 24, para prestigiar a Sessão Especial alusiva ao “Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência”, que foi realizada através de Requerimento do deputado Gilson Andrade (PTC) à Mesa Diretora da Alese. A homenagem foi uma parceria do deputado com o vereador Lucas Aribé (PSB), autor do Projeto Aracaju Acessível, que apresenta no decorrer desta semana toda uma programação voltada ao público com deficiência.

Além do vereador Lucas Aribé(PSB), foram convidadas para compor a mesa três pessoas com deficiência: o Instrutor de Formação Profissional, Pablo Ramon Barros que é deficiente auditivo; o Procurador da Fundação Hospitalar de Saúde, Ricardo Mesquita que tem Paralisia Cerebral; e o Bacharel em Arquitetura, Luís Felipe Veloso que é Cadeirante. Eles relataram histórias de suas vidas e como encaram o preconceito e as barreiras impostas devido a falta de acessibilidade.

Ao enfatizar a importância da homenagem, Gilson Andrade destacou que é necessário haver a mudança de mentalidade da sociedade para que de fato, haja a inclusão da pessoa com deficiência. “Estou deputado desde 2011 e confesso que nenhuma outra sessão me emocionou como a que está sendo realizada hoje. O testemunho de superação dos quatro palestrantes demonstram que muitas vezes erramos e cometemos equívocos enquanto cidadãos e o quanto a sociedade está em débito ao longo dos anos com essas pessoas”, salientou.

“O quanto é difícil termos uma educação que inclua de verdade essas pessoas. A questão aqui não é apenas a acessibilidade, mas o fato de que temos é que lutar contra o preconceito e dar oportunidades. Que esta sessão de hoje sirva de reflexão para todos nós, parlamentares, que fazemos as leis do Estado. É bem verdade a nossa legislação evoluiu bastante através do Estatuto do Deficiente aprovado recententemente, mas temos ainda que caminhar muito para que estas leis possam estar à disposição dessas pessoas que precisam apenas de oportunidades”, frisou.

O vereador Lucas Aribé (PSB) agradeceu a oportunidade da Casa Legislativa abrir suas portas através do requerimento de autoria do deputado Gilson, onde os palestrantes tiveram a oportunidade de falar sobre acessibilidade. “É uma sessão histórica na Casa do povo, onde os palestrantes relatarão o dia-a-dia dessas pessoas guerreiras e lutadoras incansáveis por uma cidade acessível e por um Brasil que respeita o direito de ir e vir dos cidadãos”.

Fonte: Ascom Parlamentar – Dep. Gilson Andrade (Autimira Menezes)