Gilson Andrade lamenta a crise na assistência obstétrica em Sergipe

O deputado Gilson Andrade (PTC) utilizou a tribuna no pequeno expediente desta terça-feira, 1°, para fazer um alerta à população sergipana em relação ao atendimento obstétrico em Sergipe, que poderá sofrer um colapso após o fechamento das maternidades Zacarias Junior, em Lagarto e agora, a Maternidade São José, em Itabaiana.
“Tratam-se de maternidades importantes que atendem a população das regiões Centro-Sul, Agreste e Sertão. Parece que o Governo do Estado está somente preocupado com a questão da dengue, Chikungunya e Zica, deixando de ofertar serviços essenciais à população. É necessário que sejam tomadas providências urgentes para que as parturientes não fiquem desassistidas”, destacou.
O parlamentar disse que a maternidade de Lagarto fechou porque o Governo do Estado não tem repassado mensalmente os recursos que foram definidos e que já são poucos, e a maternidade de Itabaiana,segundo a deputada Maria Mendonça (PP) não os recebe desde setembro do ano passado. “Sabemos que o financiamento da saúde é tripartite, ou seja, as três esferas do governo devem fazer o financiamento da assistência a saúde”, disse.
“Se continuar desta forma, daqui a pouco haverá o fechamento das maternidades do interior do nosso Estado. Ao longo desses últimos anos o que temos visto é a indisponibilidade de leitos obstétricos em Sergipe, como podemos citar o fechamento das maternidades Santa Lúcia e Hildete Falcão, em Aracaju, e as localizadas em Boquim, Poço Verde, Simão Dias, Itaporanga D´Ajuda e Itabaianinha”, salientou.
Em seu discurso o deputado Gilson Andrade ainda destacou que com a centralização das maternidades regionais o Governo do Estado não vem atendendo do ponto de vista financeiro as necessidades dessas unidades, dificultando, assim, a assistência obstétrica em Sergipe. “É necessário que sejam tomadas providências para que essa situação não venha a acontecer, com o fechamento de uma maternidade que é referência como a de Itabaiana”, lamentou.
Por Ascom Parlamentar Dep. Gilson Andrade – Autimira Menezes