Gilson Andrade destaca a necessidade de resolver a dificuldade financeira do Hospital São José

Nesta terça-feira, 3, o deputado Gilson Andrade (PTC) fez um alerta sobre a grave situação financeira enfrentada pelo Hospital São José, em Aracaju, salientando que atualmente as dificuldades financeiras é um problema enfrentado por todos os hospitais de Sergipe e que é necessária uma ampla discussão na Assembleia Legislativa de Sergipe com relação ao financiamento não apenas dos hospitais regionais, mas, de todos que dão suporte e são retaguarda na assistência hospitalar em Sergipe, a exemplo do Hospital São José.
O parlamentar disse que o Hospital São José realiza alguns serviços exclusivos no Estado assim como cirurgias urológicas, ginecológicas, cirurgias gerais, apresentando uma média de 30 cirurgias por dia. Ele explicou também que é o único hospital de referência onde são realizadas cirurgias em crianças que nascem com fissura labial ou palatina, e retaguarda em Sergipe no atendimento aos pacientes com distúrbio mental, atendendo em média de 700 pacientes por mês.
“Segundo informações da direção do hospital existe um débito de quase R$ 8 milhões por parte do Ipes, além R$ 1,1 milhão do Governo do Estado e mais R$ 1 milhão do município de Aracaju através de repasse do Governo”, disse.
O deputado Gilson Andrade parabenizou a irmã Vânia Branco pela dedicação em atender e defender os interesses do hospital, os deputados Maria Mendonça e Georgeo Passos pelo apoio em defender essa causa e o senador Eduardo Amorim (PSC) por sempre colocar Emendas Parlamentares para contribuir com o funcionamento deste hospital filantrópico. “O Hospital São José tem em sua direção pessoas capacitadas que tem feito o máximo para que aquela unidade de saúde não feche suas portas, prestando inegavelmente um serviço de extrema importância seja na área de saúde mental, atendimento clínico, cirúrgico, referência em implante coclear e correção cirúrgica de fenda palatina”, salientou.
No final da manhã de hoje,  o deputado Gilson Andrade participou de reunião realizada no Ministério Público , na Promotoria de Saúde, conduzida pelos promotores Antônio Fortes e Fábio Viegas, com o objetivo de solucionar as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Hospital São José, em Aracaju, em razão da dívida do Ipesaúde, município de Aracaju e o Estado através de repasse com o hospital. Também participaram desta reunião a deputada Maria Mendonça (PP); o presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira; a presidente do Hospital São José, irmã Vânia Branco e diretoria administrativa e financeira desta unidade de saúde e a advogada da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carolina Nabuco D’Ávila.
Por Ascom Parlamentar Dep. Gilson Andrade – Autimira Menezes