Gerente do FIES fala sobre Curso Técnico Integrado de Ensino Médio

Na manhã desta segunda-feira, 9, o gerente de Mercado da Federação Indústria de Sergipe (Fies), Antônio Martins de Oliveira, em entrevista ao sistema de Comunicação da Assembleia Legislativa: Agência de Notícias Alese e a TV Alese, falou sobre a vantagem de o jovem fazer o Curso Técnico Integrado de Ensino Médio, por meio do SENAI.

Jovens com maior grau de capacitação. É essa a avaliação de Antônio Martins, diante da exigência cada vez maior do mercado de trabalho. Sendo contou, cursos técnicos são uma grande oportunidade que o FIES-Sergipe está disponibilizando. “Cursos técnicos integrados, de ensino médio. O aluno faz em três anos de forma integrada o ensino médio, e o ensino técnico. E após esse tempo saí com o Diploma, tanto do ensino médio como o do ensino técnico, apto para o vestibular. Ao mesmo tempo, o diploma do nível técnico o habilita a trabalhar imediatamente”, externa vantagem do curso integrado.

Ressaltou ainda que o mercado tem exigido profissionais com excelente formação. “Além disso, nesse momento de restrição que estamos vivendo, esses profissionais têm de serem o grande diferencial para as empresas. Infelizmente a gente percebe que a formação técnica do Brasil ainda é insipiente. Nós temos uma média de 50% dos jovens que fazem ensino médio e técnico com concomitância em país mais desenvolvido, como Europa. Chegando até 75% em países como a Áustria”, compara.

Ainda expõe o gerente de Mercado da Federação Indústria de Sergipe (Fies), Antônio Martins de Oliveira, que “estamos passando por um processo de revolução da Indústria Brasileira. A Indústria 4.0 está exigindo conhecimento maior por parte desses profissionais”.

Gerente assevera que “cursos são uma oportunidade para que os jovens saim com qualificação de excelência da maior escola de formação técnica de profissionais da América Latina que é o SENAI, e ao mesmo tempo, incluindo itinerário formativo do Ensino Médio, é uma exigência para que ele possa fazer o vestibular”.

Arremata dizendo que curso é uma oportunidade única para que esses jovens possam, em curto período de tempo, ter a formação em duas áreas específicas: de Logística e Eletrotécnica.

Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões