O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Georgeo Passos (REDE), ocupou a tribuna no pequeno expediente na tarde dessa segunda-feira (18), munido do Diário Oficial do Estado, para questionar o que ele entende por “manobra” do Poder Executivo para aumentar cargos comissionados.
Ao fazer uso da palavra, Georgeo disse que acompanhando todas as publicações no Diário Oficial um fato lhe chamou a atenção: “nós aprovamos no ano passado uma reforma administrativa diminuindo a quantidade cargos em comissão na administração direta. O governo só pode nomear 2.163 pessoas”.
Em seguida, Georgeo disse que o governo voltou a utilizar a transformação de cargos para aumentar a quantidade. “O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB), aboliu isso. O Ministério Público faz o mesmo. Neste caso específico, publicado no Diário Oficial, o governo tinha 29 cargos e os transformou em 46. Alega que não há aumento de despesas, mas esquece de pontuar os encargos da folha”.
O deputado disse que o governo não pode perder o controle dos 2.163 cargos e alerta que o governador terá que ser muito bom de conversa para tentar segurar o crescimento das despesas. “A gente espera que essas manobras não se repitam! Para criar cargos é necessária uma lei específica e não dá para aceitar que isso seja feito por decreto”, alertou.
Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
Foto: Jadilson Simões