Indicação do deputado sugere parceria do Estado com instituições do Sistema S visando capacitação dos jovens para o mercado de trabalho

O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, protocolou na Assembleia Legislativa a indicação nº24/2016 sugerindo ao Governo do Estado a implementação de um programa de educação empreendedora nas escolas públicas estaduais. A ideia é capacitar os jovens para que se sintam preparados para empreender.

O programa se aconteceria por meio de parceria com instituições do Sistema S – Sebrae, Senai, Senac e outras – e contribuiria para geração de renda. “Com a situação financeira atual, é cada vez mais difícil conseguir emprego. Com esse projeto, esperamos que os jovens vejam o empreendedorismo como uma opção e que se isso possa se torna uma fonte de renda”, explicou Georgeo.

Em sua justificativa, o parlamentar citou a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, feita pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – IBQP – que revelou que a taxa total de empreendedorismo no Brasil aumentou de 23%, em 2004, para 34,5%, no ano de 2014. O levantamento apontou ainda que ter o próprio negócio é o terceiro maios desejo do brasileiro e que o novo perfil do empreendedor no País é de um público mais jovem, mais feminino, mais negro e mais classe C.

“São exatamente esses os atores que tem tido maior dificuldade da inserção no mercado de trabalho e que decidem montar o próprio. Por isso, o ensino do empreendedorismo é fundamental para fazer frente a essa crescente demandar e que trará frutos como o fortalecimento da economia sergipana”, destacou o deputado.

Fonte: Ascom Parlamentar Dep. Georgeo Passos (Daniel Soares)