logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Georgeo questiona projetos “engavetados” na Alese

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), ocupou a tribuna na manhã dessa quinta-feira (14), para voltar a questionar os projetos de lei, de sua autoria, que não estão tendo a devida tramitação na Casa. O parlamentar instituiu a série “Os Engavetados” para externar sua contrariedade.

Georgeo deu ênfase a um discurso anterior feito pelo também deputado Rodrigo Valadares (PTB) e disse que não quer que suas propostas sejam apreciadas “por piedade”, mas que se forem positivas que sejam aprovadas ou, se forem negativas, que as rejeitem. “O que a gente não aceita é que os projetos fiquem na gaveta! Hoje eu trago duas proposituras de 2016, algo simples na minha visão”.

O primeiro projeto defendido por Georgeo é para adequar a Assembleia Legislativa ao Congresso Nacional quanto à alteração do artigo 64 da Constituição Estadual. Ele defende que não se faça mais por escrutínio secreto a apreciação de vetos. “Aqui sempre foi secreto e esperamos que a Casa possa analisar, designar um relator e pautar para que ele tramite nas respectivas Comissões. É um texto de apenas um parágrafo que o relator pode tranquilamente analisar a compatibilidade. É uma matéria de abril de 2016 que anda não foi apreciada pelo plenário até hoje”.

O deputado sugeriu que se fizesse um levantamento dos projetos dos 24 parlamentares e, tranquilamente, verificar o que pode ser aprovado com mais agilidade antes do encerramento das atividades em 2019. “Precisamos dar uma resposta à sociedade! O governo tem maioria e, se entender que o projeto é ruim, que derrube, mas é preciso que se cumpra o processo legislativo. Não dá para ficar dentro de uma gaveta! Nem que a gente tenha que chamar um chaveiro para abrir essa gaveta”.

Outro projeto

Georgeo também trouxe à discussão outro projeto de 2016 e que estava previsto para ser apreciado nessa quarta-feira (13), criando o Programa “Empresa Amiga da Educação”. “Aqueles empresários que tenham interesse de, voluntariamente, contribuir para a melhoria da infraestrutura das nossas unidades estaduais, doando material de construção para pequenas reformas, e materiais para serem utilizados por alunos e professores, receberiam um certificado para que pudesse usar no seu marketing que estavam contribuindo com a Educação do Estado”.

O deputado disse que o governador sempre defende parcerias e seria uma grande contribuição do empresariado, em especial, no interior do Estado, onde geralmente demoras as obras de reforma das escolas. “Muitos diretores, sem ter o recurso em caixa, vão poder dialogar com o comércio local. Infelizmente esse projeto também se encontra engavetado aqui na Alese”.

Rodrigo Valadares

Em aparte, o deputado Rodrigo Valadares se somou ao clamor de Georgeo e criticou o que ele entende de “boicote” aos projetos dos parlamentares na Casa. “Estamos prestes de completar um ano de legislatura e eu confesso que isso é muito frustrante! Deixamos o conforto das nossas profissões para apostar na política, com um grau de dedicação que não tem comparação, e nossos projetos não andam”.

Rodrigo disse ainda que por várias vezes a oposição foi parceira na Casa, ajudando nas votações, dando o quórum necessário e até votando a favor de proposituras do Executivo.  “Ontem votamos em todos os projetos porque entendemos que eram positivos. Agora a gente só serve para dar quórum? Só serve para apoiar? Queremos os nossos projetos aprovados para a gente fazer o bem à sociedade”.

“Estão mais preocupados com o nosso eleitorado do que nós mesmos! Eu fui eleito para fazer bem o meu trabalho e nem pautados os nossos projetos são!. Eu não fui eleito apenas para aprovar requerimentos! Somos parceiros, mas nossa parceria nunca é reconhecida! É frustrante porque só pensam em política, em palanque!”, lamentou o deputado.

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo