logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Georgeo propõe formação da Rede da Juventude

Em evento sobre políticas públicas para jovens no Piauí, parlamentar sergipano abordou os problemas enfrentados pela juventude no País

O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, participou nesta quinta-feira, 5, do Seminário “Formação e Políticas Públicas para a Juventude”, evento realizado em Teresina, Piauí, pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale. O parlamentar, que é vice-presidente de Assuntos Legislativos da Secretaria de Juventude da instituição, palestrou em um dos painéis promovidos.

Em sua explanação, Georgeo falou dos problemas enfrentados pelos jovens. O parlamentar destacou que desde 1970 a juventude é afetada em suas condições sociais e enfatizou sobre a problemática das drogas e as atuais estatísticas. O sergipano também chamou a atenção para o crescimento do número de jovens mantidos no sistema carcerário.

Ainda em sua fala, o deputado mostrou que a escalada da violência com a juventude também traz prejuízos à economia. Um dos dados apresentados demonstrou que em 2014 ocorreram R$ 88 bilhões de perdas, com a morte de jovens que deixaram de produzir. Para combater esse problema, Georgeo sugeriu a formação de uma Rede da Juventude, para fazer o melhor pelo Brasil.

“Sem educação, com certeza teremos aumento dos homicídios. Os jovens têm muito a contribuir e hoje se sentem carentes. Temos que atrair e reconquistar a juventude, utilizando de tudo que está a nossa disposição para isso. E uma rede para discutir propostas é certamente o melhor caminho para enfrentar um problema que existe a nível nacional”, argumentou.

SEMINÁRIO

O Seminário “Formação e Política Pública para a Juventude” foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí – Alepi – e reuniu legisladores de seis Estados com o objetivo de discutir políticas voltadas para os jovens, suas necessidades e suas reclamações.

O deputado estadual Sandro Locutor, PPS/ES, presidente da Unale, considera que a realização de eventos como o seminário sobre formação política e políticas públicas para a juventude podem motivar os jovens a participar das decisões políticas do país, que ele avalia enfrentar uma crise de credibilidade.

“Falta credibilidade nas pessoas e nas instituições, o país se ressente da falta de líderes, sobretudo na política, para viramos essa página negra que o país vive hoje”, defende.

Já Georgeo Passos, cobrou que a temática da juventude entre em pauta com mais frequência. “São 40 milhões de brasileiros que precisam de políticas públicas, de formação com qualidade”, afirmou. Para o vice-presidente, a pauta dos jovens deve ser rotina. “E a educação é a base. A qualidade da formação desses jovens não pode ficar apenas no discurso em tempo de eleição”, afirmou.

CONFERÊNCIA

A deputada sergipana Goretti Reis, PMDB, também esteve presente no seminário. Ela aproveitou para convidar os presentes para a XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que será realizada entre os dias 1 e 3 de junho, no campus da Universidade Tiradentes – Unit –, em Aracaju.

O evento é realizado anualmente pela Unale e tem o objetivo de envolver os parlamentos estaduais na discussão de temas de interesse nacional. Este intercâmbio de experiências proporciona aos participantes ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados.

Por Ascom Parlamentar Dep. Georgeo Passos – Daniel Soares

Com informações da Assessoria de Comunicação da Alepi

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo