Em evento sobre políticas públicas para jovens no Piauí, parlamentar sergipano abordou os problemas enfrentados pela juventude no País
O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, participou nesta quinta-feira, 5, do Seminário “Formação e Políticas Públicas para a Juventude”, evento realizado em Teresina, Piauí, pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale. O parlamentar, que é vice-presidente de Assuntos Legislativos da Secretaria de Juventude da instituição, palestrou em um dos painéis promovidos.
Em sua explanação, Georgeo falou dos problemas enfrentados pelos jovens. O parlamentar destacou que desde 1970 a juventude é afetada em suas condições sociais e enfatizou sobre a problemática das drogas e as atuais estatísticas. O sergipano também chamou a atenção para o crescimento do número de jovens mantidos no sistema carcerário.
Ainda em sua fala, o deputado mostrou que a escalada da violência com a juventude também traz prejuízos à economia. Um dos dados apresentados demonstrou que em 2014 ocorreram R$ 88 bilhões de perdas, com a morte de jovens que deixaram de produzir. Para combater esse problema, Georgeo sugeriu a formação de uma Rede da Juventude, para fazer o melhor pelo Brasil.
“Sem educação, com certeza teremos aumento dos homicídios. Os jovens têm muito a contribuir e hoje se sentem carentes. Temos que atrair e reconquistar a juventude, utilizando de tudo que está a nossa disposição para isso. E uma rede para discutir propostas é certamente o melhor caminho para enfrentar um problema que existe a nível nacional”, argumentou.
SEMINÁRIO
O Seminário “Formação e Política Pública para a Juventude” foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí – Alepi – e reuniu legisladores de seis Estados com o objetivo de discutir políticas voltadas para os jovens, suas necessidades e suas reclamações.
O deputado estadual Sandro Locutor, PPS/ES, presidente da Unale, considera que a realização de eventos como o seminário sobre formação política e políticas públicas para a juventude podem motivar os jovens a participar das decisões políticas do país, que ele avalia enfrentar uma crise de credibilidade.
“Falta credibilidade nas pessoas e nas instituições, o país se ressente da falta de líderes, sobretudo na política, para viramos essa página negra que o país vive hoje”, defende.
Já Georgeo Passos, cobrou que a temática da juventude entre em pauta com mais frequência. “São 40 milhões de brasileiros que precisam de políticas públicas, de formação com qualidade”, afirmou. Para o vice-presidente, a pauta dos jovens deve ser rotina. “E a educação é a base. A qualidade da formação desses jovens não pode ficar apenas no discurso em tempo de eleição”, afirmou.
CONFERÊNCIA
A deputada sergipana Goretti Reis, PMDB, também esteve presente no seminário. Ela aproveitou para convidar os presentes para a XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que será realizada entre os dias 1 e 3 de junho, no campus da Universidade Tiradentes – Unit –, em Aracaju.
O evento é realizado anualmente pela Unale e tem o objetivo de envolver os parlamentos estaduais na discussão de temas de interesse nacional. Este intercâmbio de experiências proporciona aos participantes ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados.
Por Ascom Parlamentar Dep. Georgeo Passos – Daniel Soares
Com informações da Assessoria de Comunicação da Alepi