Georgeo Passos: “solução do governador para a DESO é o arrendamento!”

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Georgeo Passos (REDE), ocupou a tribuna na manhã dessa terça-feira (02), para comentar uma entrevista concedida pelo governador Belivaldo Chagas (PSD, para a FAN FM, onde ele “ventila” a possibilidade de arrendamento da prestação dos serviços de água e tratamento de esgoto promovidos pela Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO). O parlamentar pontuou que o ex-governador Jackson Barreto (MDB), havia assumido um compromisso com os servidores totalmente exposto.

Ao fazer uso da palavra, Georgeo Passos disse que o tema já foi tratado à exaustão na legislatura anterior e chegou a exigir em plenário dois áudios do governador sobre o assunto, além de uma fotografia de um ato do Executivo, ainda com JB a frente, em fevereiro de 2018, onde os também deputados Francisco Gualberto (PT) e Zezinho Guimarães (MDB) acompanham o ato de assinatura de um termo de compromisso onde o governador dizia que não tinha mais interesse no processo que estava em tramitação com o BNDES.

“O objetivo dessa parceria seria a desestatização dos serviços prestados pela DESO. Graças à pressão da sociedade e dos trabalhadores o governo optou por recuar e desistiu do PMI. Quando a gente pensava que este assunto estava sepultado, vem o governador Belivaldo e demonstra algo diferente, em retomar esse processo com o BNDES”, disse o deputado.

Georgeo exibiu dois áudios onde o governador deixar no ar a possibilidade de arrendamento da empresa por 20 anos. “Eu posso arrendar por 20 anos e depois isso volta para o poder público naturalmente. Eu vou retomar esse PMI e não há quem impeça”, diz Belivaldo.

O deputado avalia que o governo está preparando a empresa para dizer que ela é inviável e que presta um péssimo serviço à sociedade. “A solução do governador para a DESO é o arrendamento! Ele está quebrando uma palavra quando foi dito que não ia mexer na situação da Companhia. Esta Casa não pode virar as costas e precisa ouvir a empresa, já que o governador não quer dialogar com os deputados”

Em aparte, o deputado Iran Barbosa (PT) entende que quando o governador declara a possibilidade de arrendamento da DESO, ele está “assumindo a incompetência em gerir a coisa pública. Por que o poder público não assume isso? Não podemos permitir que isso aconteça”.

Foto: Jadílson Simões