O deputado Georgeo Passos (Cidadania) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira (13), para solicitar providências urgentes da empresa Iguá Saneamento diante da grave crise no abastecimento de água em Ribeirópolis e outros municípios do Agreste sergipano.
O parlamentar relatou que participou, na quarta-feira (12), de uma reunião com representantes da empresa, acompanhando do prefeito de Ribeirópolis, Rogério Sobral Costa (PSB), o vice-prefeito, Marquinhos de Maria de Nelson (PSB), vereadores e lideranças locais. “A situação é crítica. A população de Ribeirópolis sofre com a falta constante de água e a Iguá ainda não apresentou soluções concretas”, afirmou.
O deputado destacou que há dois poços perfurados há cinco anos na região da Batinga que continuam sem interligação à rede municipal por falta de desapropriação da área. “Existe uma decisão judicial que obriga a Iguá e a Deso a apresentarem, em até 30 dias, um plano emergencial para minimizar os impactos da crise hídrica”, informou.
Georgeo Passos mencionou ainda que cidades como Monte Alegre e Itabaiana também enfrentam dificuldades, elogiando a iniciativa da prefeitura de Itabaiana, que passou a disponibilizar carros-pipa à população. “A Iguá, que deveria resolver o problema, está pior que a antiga Deso”, criticou.
Ao final, Georgeo Passos registrou o ato realizado nesta quinta-feira em frente ao Tribunal de Contas do Estado, promovido por sindicatos e trabalhadores da área da saúde. “Eles são contrários à implantação de Organizações Sociais (OSs) na rede estadual de saúde. Também sou contra as OSs na Prefeitura de Aracaju e no Governo do Estado. Esse modelo de gestão tende a precarizar ainda mais os serviços públicos”, concluiu.
Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese
