Por Wênia Bandeira
O deputado Georgeo Passos (Cidadania) solicitou apoio à fábrica de calçados da West Coast, no município de Nossa Senhora Aparecida. Ele falou que a empresa é uma grande fonte de empregos para o povo sergipano e vem sofrendo com a pandemia do Novo Coronavírus.
“Uma fábrica que já tivemos 500 empregos, hoje estamos com algo em torno de 200 empregos, lógico que o Governo do Estado concedeu alguns benefícios fiscais, mesmo assim insuficientes diante da crise que estamos enfrentando”, afirmou o parlamentar.
Georgeo Passos visitou o local e foi informado que não como manter os custos. Este é o segundo mês que foi precisa fazer redução na jornada de trabalho e no salário. Cada turma está trabalho 15 dias e recebendo metade da remuneração.
“Praticamente a fábrica não está conseguindo escoar a sua produção. Lá hoje existem 60 mil pares de calçados masculinos que não se consegue colocar no mercado para ser comercializados. Estão sobrevivendo da linha feminina, mas insuficientes para manter os custos da fábrica”, declarou.
A empresa tem trabalhadores de Ribeiropolis, São Miguel do Aleixo e Nossa Senhora Aparecida. O deputado salientou que foi aprovado, nesta segunda-feira, 19, o PLN 2, em Brasília, que destina R$ 10 bilhões para o Programa Nacional do Emprego e da Renda e R$ 5 bilhões para Pronamp.
Ele também lembrou que a Lei 14020/2020 está em vigor. Por ela, foi autorizado o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que permite o Governo pagar uma parte dos salários, com o objetivo de evitar demissões.
A declaração ocorreu durante a sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.
CPI Covid
Georgeo Passos usou a tribuna ainda para informar que está realizando a coleta de assinatura para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid em Sergipe. O objetivo é fiscalizar as atitudes tomadas durante a pandemia.
“Conversamos com alguns colegas pedindo o apoio e a assinatura, visando apurar as ações e omissões do Governo do Estado de Sergipe no combate à pandemia, verificando e analisando como os recursos que vieram do Governo Federal foram aplicados no passado. É muito parecido com o que foi colocado no Congresso Nacional”, detalhou.
São necessárias oito assinaturas, o que ele espera conseguir até a próxima sexta-feira, 23.
Foto: Joel Luiz