Evento realizado em Brasília, Encontro Ítalo-Brasileiro: Operação Mãos Limpas e Combate à Corrupção debate temas relevantes e atuais de interesse dos ordenamentos jurídicos brasileiro e italiano
O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, participa nesta quarta-feira, 27, do Encontro Ítalo-Brasileiro: Operação Mãos Limpas e Combate à Corrupção, evento realizado no auditório do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O encontro, promovido pelo Conselho da Justiça Federal, em parceria com o Superior Tribunal de Justiça, pretende oferecer conhecimento e debater temas relevantes e atuais de interesse dos ordenamentos jurídicos brasileiro e italiano, em caráter comparado.
Serão realizadas conferências sobre o combate à corrupção na Itália e no Brasil e também a assinatura de um convênio de cooperação entre o Centro de Estudos Judiciários – CEJ – e a Escola Nacional de Formação de Magistrados – Enfam – com a Universidade de Bolonha.
Diversas autoridades participam do evento, entre elas os ministros Francisco Falcão, presidente do Superior Tribunal de Justiça, Og Fernandes, corregedor-geral da Justiça Federal, Humberto Martins, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sávio de Figueiredo Teixeira, e dos professores Luca Mezzetti, diretor da Escola Superior de Estudos Jurídicos da Universidade de Bolonha, e Giovanni Luchetti, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Bolonha.
Para Georgeo Passos, um evento como esse, com a assinatura de um convênio entre os países, será benéfico no combate à corrupção. “Neste momento que o Brasil vive uma grande luta contra esse mal, é importante a troca de informações. Na Itália, através da Operação Mãos Limpas, eles conseguiram punir corruptos e servem de exemplo para o mundo todo. Só temos a ganhar”, afirmou.
“Nós, enquanto parlamentares, estamos aqui para aprender um pouco mais sobre técnicas – algumas, inclusive, utilizadas na Operação Mãos Limpas, na Itália. Com certeza uma grande experiência e que contribuirá para desempenhar a nossa missão enquanto deputado no Estado de Sergipe”, completou.
OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS
A Operação Mãos Limpas – ou Mani Pulite – foi uma grande investigação judicial realizada na Itália, na década de 1990, considerada uma das maiores da história europeia. O objetivo foi esclarecer casos de corrupção no País que desarticulou relações ilícitas entre políticos e empresários.
Ao todo, cerca de 5 mil pessoas foram investigadas, entre elas empresários, políticos e funcionários públicos, com a condenação de cerca de um terço desse montante. A Operação culminou com o fim da chamada Primeira República e chegou a extinguir partidos políticos italianos.
Por Ascom Parlamentar Dep. Georgeo Passos – Daniel Soares