logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Georgeo Passos lamenta erro de reconhecimento facial em estádio

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) subiu à Tribuna, nesta terça-feira (16), para falar sobre um homem preso durante a partida entre Confiança e Sergipe, ocorrida no último sábado (13). O rapaz foi detido após um erro do sistema de reconhecimento facial com utilização de um drone, no Estádio Lourival Batista, em Aracaju.

“Você estar em um jogo de futebol assistindo, e chegarem quatro policiais, pegarem a pessoa da arquibancada, praticamente passar pelo meio do campo, de mãos para trás e depois dizer que só foi um erro e liberarem. Não é um mero erro, é necessária a criação de protocolos mais rígidos para utilização da tecnologia, primeiro para a gente saber de onde se tira esse banco de dados com essas imagens porque não é o primeiro erro e não é só em Sergipe”, afirmou.

O deputado exibiu um vídeo com uma entrevista concedida pelo homem à imprensa e ainda o momento da prisão na arquibancada. O rapaz disse que não foi solicitado documentação antes de ser retirado da torcida e levado para uma sala no Estádio.

Ele disse que este tipo de ação é constrangedora e não pode ser tida com normalidade. O parlamentar ainda contou um fato pessoal ocorrido em sua cidade natal quando foi parado na avenida principal durante a realização de pleito eleitoral.

“Não sei se algum colega já foi abordado, mas eu, antes de ser deputado, em uma eleição em Ribeirópolis, fui e é, no mínimo, constrangedor. Foi perseguição de um carro atrás de outro e lógico que tem uma hora que a polícia manda parar e todo mundo desce, sendo que não encontraram nada no meio veículo. Imagina uma pessoa que está sendo olhada por várias outras que estão fazendo julgamento”, falou.

Deputada Linda Brasil

Em aparte, a deputada Linda Brasil (Psol) pediu a realização de debates sobre a criação de um protocolo para uso de tecnologias com realização de uma audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa de Sergipe. Ela lembrou o cometimento deste mesmo erro durante a festa de Carnaval fora de época de Aracaju, o Pré Caju.

“No Pré Caju do ano passado, aconteceu com uma mulher negra, Tais Santos, e na época a gente fez uma fala relatando o que aconteceu. Tem um projeto nosso tramitando na Casa, o PL 470/2023, que dispõe sobre a restrição do uso destas tecnologias em relação a esse tipo de abordagem pelo Poder Público”, acrescentou.

Também em aparte, o deputado Luciano Pimentel (PP) lamentou o fato e disse que não sabe como reagiria ao se colocar no lugar do rapaz. Ele defendeu a utilização da tecnologia, mas com melhorias nos protocolos utilizados pela segurança pública.

Deputado Luciano Pimentel

“A tecnologia e esse sistema empregado em Sergipe são utilizados no mundo inteiro, é um sistema que tem dado muito resultado na prevenção de ocorrências gravíssimas, a exemplo de terrorismo. O que aconteceu com esse jovem é algo que vai além da nossa compreensão, eu fico me imaginando nessa situação, como eu estaria enquanto pessoa, entretanto, nós não podemos negar essa tecnologia e o governador Fábio Mitidieri é muito sensível quanto a isso, defende a tecnologia de segurança pública e determinou que fosse suspenso até uma revisão do protocolo”, falou.

As declarações ocorreram durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo