logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Georgeo Passos critica processo de concessão da Deso

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) subiu à Tribuna, nesta terça-feira (21), para criticar o processo de concessão da empresa de abastecimento e saneamento de água Deso. Ele esteve, na última sexta-feira (17), em uma apresentação e detalhou os problemas informados em relatório.

“As pontuações que foram feitas nos fazem refletir e alertar a sociedade sergipana de que esse processo que está em andamento tem vícios que precisam ser corrigidos e analisados por quem está elaborando o plano do edital do certame”, afirmou.

O parlamentar contou que entre os defeitos encontrados existem erros de grafia. O deputado explicou que, no texto divulgado pelo Governo do Estado, é possível encontrar no Plano o Rio de Janeiro quando em lugar de Sergipe como local de melhorias para os serviços a serem prestados.

“Plano esse que em alguns momentos apresentam realidade que não são de Sergipe, mas sim do Rio de Janeiro, como foi dito pelos técnicos e isso revela que a pressa é inimiga da perfeição, muitas das vezes o ‘Ctrl C Ctrl V’ é descoberto e, nesse caso, algumas coisas não bateram”, disse.

Além disso, Georgeo Passos falou que existe a adoção de hipóteses de crescimento populacional não compatíveis com o Censo Demográfico 2022, o que impactaria nos valores monetários a serem utilizados, além do uso de água acima da realidade. Estes fatores poderiam aumentar o preço da prestação do serviço.

“Eu digo a concessionaria que vai ter determinada receita, ela se interessa pelo negócio e quando vai executar na prática não chega. Pode acontecer o que foi feito em Alagoas, onde a BRK pediu aumento nas tarifas acima do que foi pedido pela Deso aqui em Sergipe. Então aquela história que não terá aumento de tarifa fica comprometido, ou seja, a privatização da Deso pode sim elevar as tarifas”, acrescentou.

Ele ainda citou ausência de mecanismos para verificação de eficiência do plano durante sua execução. O relatório comentado pelo parlamentar é assinado por professores de diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo país e o deputado pediu que o Governo contraponha o que foi relatado pelos professores neste estudo.

Deputada Linda Brasil

Em aparte, a deputada Linda Brasil (Psol) afirmou que este assunto é de extrema importância. Ela disse que se existem erros de grafia podem existir erros técnicos que podem comprometer a prestação do serviço à população.

“O que foi apresentado por esses pesquisadores é muito grave. Alias, uma das recomendações que é a suspensão, muitos disseram que seria interrupção urgente desse processo. Erros terríveis como ao citar o estado de Sergipe se referenciou ao Rio de Janeiro, está evidente que foi um plano de seis mil páginas que não foi nem lido”, falou.

As declarações ocorreram durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Aniversário da TV Atalaia

Durante o pequeno expediente, o deputado Georgeo Passos parabenizou a TV Atalaia que completou 49 anos de fundação na última sexta-feira (17). Ele disse que se trata de emissora preocupada em evidenciar a cultura sergipana.

“Uuma TV que sempre se preocupa em levar a pauta do povo sergipano para as telas em diversas áreas, sempre cumprindo com sua missão de bem informar, dando oportunidades”, afirmou o parlamentar. Ele ainda citou transmissões de eventos culturais em diversos setores, a exemplo do Forró Caju e do Forró Siri, além do Campeonato Sergipano de Futebol.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo