Georgeo Passos cobra publicação de editais da Lei Paulo Gustavo

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) subiu à Tribuna, nesta quarta-feira (20), para fazer uma cobrança à Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), pela publicação de editais concorrência pelos recursos da Lei Paulo Gustavo.

“Nós lembramos que já estão depositados na conta do Governo do Estado algo em torno de R$ 33 milhões para serem utilizados pelos nossos artistas e, destes, 71,17% devem ser utilizados na área do audiovisual. No entanto, a Funcap já realizou no início do segundo semestre algumas reuniões, e, no primeiro semestre, alguns eventos avisando aos artistas da chegada do recurso, mas na hora de publicar os editais para que as pessoas possam concorrer e ter acesso a esse dinheiro, a Funcap ainda não o fez e pelas informações que nós temos, tem um prazo vencendo no fim do mês que é fatal para que faça isso”, falou.

O parlamentar ainda disse que alguns municípios também não liberaram os editais. Ele pediu ação rápida do Governo do Estado e das prefeituras para que a verba disponibilizada não seja perdida.

As declarações ocorreram durante o pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Turismo religioso

No Grande Expediente, Georgeo Passos destacou a necessidade de maior atenção com o turismo religioso em Sergipe. Ele convidou os deputados que tenham interesse no assunto para se juntar neste debate.

“A ideia é criarmos, aqui na Assembleia, uma frente parlamentar em defesa do turismo religioso. Nós pedimos o apoio dos deputados que se interessarem por essa temática, nós precisamos de pelo menos oitos deputados”, disse.

O parlamentar explicou que esta Frente Parlamentar poderá verificar quais as dificuldades que os locais enfrentam para desenvolver os trabalhos. Ele citou os eventos realizados nas cidades de Nossa Senhora Aparecida, Divina Pastora e São Cristóvão, além de um futuro Caminho de Santa Dulce dos Pobres.

Deputado Luciano Pimentel

O deputado Luciano Pimentel (PP), em aparte, manifestou seu interesse em participar: “eu me coloco a disposição, me insiro nessa Frente Parlamentar porque ela tem um significado muito grande. Eu já tive a oportunidade de falar nessa Casaque eu pude estar algumas vezes com ela na Bahia. Quando eu trabalhava no Banco Econômico, Irmã Dulce ia buscar os donativos que o banco fazia, isso traz para mim uma memória afetiva muito grande.”

O parlamentar enalteceu ainda que a ação não se trata apenas do tema religioso, mas também econômico, já que este tipo de turismo permite e contribui pelo impulsionamento do fluxo econômico no Estado.

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese