Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
O deputado Georgeo Passos (Cidadania), subiu à Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (27), para comentar criminosos que utilizavam a rede social, ‘Discord’, para se aproximar de menores de idade e praticar estupros. O assunto foi apresentado em reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo (25).
O parlamentar falou que alguns jovens estão se envolvendo em situações negativas e que está trazendo muito sofrimento e dor para diversas famílias. A reportagem foi exibida em Sessão Plenário mostrou ainda que crianças e adolescentes estão sendo vítimas de violências, bem como preconceitos, racismo, misoginia, entre outros.
“É um conteúdo bastante perturbador, eu desconhecia a existência desta plataforma, mas os mais jovens devem ter conhecimento. É algo que está muito próximo das nossas crianças e adolescentes, mas que tem um potencial gigantesco de fazer o mal, como deve ter as coisas positivas. A gente entra em uma discussão muito complexa que essas plataformas precisam ser responsabilizadas pelos conteúdos que estão sendo disseminados”, falou.
Ele defendeu que cada redes sociais deve saber o que está sendo postado ou mostrado em suas páginas. Além disso, o deputado alertou para os problemas psicológicos enfrentados pelas crianças antes e após o cometimento desses crimes. Uma das vítimas falou que se mutilava para tirar a dor psicológica, a fim de transformá-la em física.
“A gente percebe que a punição muitas das vezes faz o efeito contrário, a gente precisa do acolhimento das famílias e da sociedade. Não é fácil, essa evolução do mundo virtual foi muito rápida e hoje a gente está pagando um preço, que se a gente não debater o tema estaremos sempre apagando incêndios”, acrescentou.
Georgeo Passos também lembrou que a internet faz com que o contato entre os jovens em qualquer lugar no mundo fique mais fácil; em virtude disso, a importância de repensar a legislação para que cada um faça a sua parte e proteja estas vítimas.
O deputado Luizão Donatrampi (PL), em aparte, se juntou à discussão. Ele pediu que os direitos desses jovens sejam garantidos em todos os momentos. O parlamentar relatou eventos realizados em outros países, os quais mostravam pessoas sem roupas próximas de crianças. Além disso, ele pontou a necessidade de ajudar estas vítimas que convivem com problemas psicológicos.
“Essas violências através das redes sociais, muita gente se aproveitando da fragilidade das pessoas e estamos vivendo um tempo que temos uma juventude fragilizada, devido a esse mundo cibernético, eles esqueceram o mundo lá de fora e isso vem prejudicando e muito”, disse.
Apelo à Polícia Militar
Durante o Pequeno Expediente, o deputado Georgeo Passos também aproveitou a oportunidade para fazer um apelo ao Comando Geral da Polícia Militar, em especial, à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE). O parlamentar pediu que a pasta administrativa efetue o pagamento da Indenização por Flexibilização Voluntária do Repouso Remunerado do Militar (IFV), que está em atraso.
“Naquele momento em que o agente policial está de folga, muitas das vezes está sendo convocado para trabalhar em escalas extras no dia a dia, bem como para reforçar a segurança dos diversos eventos que estão sendo realizados em Sergipe e essa IFV não está sendo paga”, criticou.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese