logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Georgeo Passos alerta sobre problemas de profissionais em maternidade

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) subiu à tribuna, nesta quinta-feira, 30, para alertar sobre problemas encontrados na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju. O parlamentar recebeu um ofício do Sindicato dos Médicos relatando dificuldades encontradas pelos profissionais que trabalham na unidade de saúde.

Ele disse que os enfermeiros e médicos estão sobrecarregados devido ao aumento do número de atendimentos no local. O deputado leu parte do ofício que fala sobre a escala dos médicos estar desfalcada e abaixo do padrão exigido.

“Conforme relatos, os números de atendimentos e internamentos veem aumentando assustadoramente, sobrecarregando os profissionais, os quais acreditam que esse excesso de demanda está relacionado entre outras coisas ao desvio de modalidade, isto é, a maternidade criada para atender pacientes de alto risco passou a ser porta-aberta, consequentemente a unidade encontra-se em situação de colapso operacional”, detalhou.

Na maternidade, os profissionais são responsáveis por três enfermarias, com 36 leitos cada, além do projeto de atendimento às vítimas de violência sexual em dias não-úteis. Georgeo Passos contou que a secretaria do estado da saúde confirmou os problemas, acrescentando que o órgão continua realizando credenciamento, mas não há adesão de profissionais, além do alto número de profissionais que estão com atestados sem data para retorno.

Ele sugeriu uma visita da comissão da saúde ao local para averiguar a situação. “As condições de trabalhar são precárias e, como são gestantes de alto risco, também existe o óbito de vários bebes acontecendo. Alguns profissionais que estavam contratados estão pedindo rescisão para trabalhar em outras maternidades”, acrescentou.

As declarações ocorreram durante o pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo