Por Luciana Botto- Rede Alese
Na tribuna do pequeno expediente desta quinta- feira, 23, o deputado estadual Georgeo Passos (Rede), fez um alerta para ação da Polícia Militar do estado e chamou a atenção para os recursos dos royalties do petróleo.
Em seu pronunciamento, relatou que consta publicada no Diário Oficial do Estado, licitação para a contratação de serviços de cobertura fotográfica para a Polícia Militar no valor referente a R$ 70 mil reais ao ano.
Segundo Passos, o comando da polícia deveria está se preocupando com as condições de trabalho dos policiais, com seus prédios e suas viaturas.
Georgeo Passos disse que respeita os profissionais da área, mas alertou o comandante da polícia para que reveja a situação, uma vez que o contrato ainda não foi assinado.
Recursos dos Royalties
O parlamentar lembrou que no mês de janeiro deste ano, em sessão extraordinária, foi aprovado o projeto que antecipava os recursos dos royalties do petróleo. Em seu relato, disse que na última quarta-feira, foi realizado outro pregão, só que dessa vez presencial para a antecipação dos royalties, no valor de 80 milhões de reais, a serem pagos em 36 meses. De acordo com Georgeo Passos, apenas uma instituição financeira compareceu, foi o Banco Daycoval SA, que apresentou taxa de juros registrada em ata, em 17,32% de juros ao ano.
O parlamentar argumentou que a inflação deste ano deve ficar na casa de 4 ou 5% no máximo com relação à inflação do ano passado, que foi de 3,75%, e que o governo vai perder um pedaço bom pedaço do dinheiro antecipado, pagando juros de mercado ao banco que se propôs a emprestar o dinheiro ao estado.
“O governo precisa desse dinheiro, que vai ser utilizado para pagar a aposentados. Mas a gente percebe ainda como é difícil antecipar dinheiro. O pessoal do pregão tentou negociar uma taxa menor, mas não teve êxito. Como não tinha outros inscritos, ficou muito fácil o governo aceitar a proposta, ou teria que refazer o processo. Como o governo precisa desse dinheiro, principalmente agora no meio do ano, esperamos que ele consiga pelo menos colocar a folha dos aposentados e pensionistas em dia, mesmo pagando uma taxa de juros muito alta” frisou Georgeo Passos
Foto: Jadilson Simões