Durante a Sessão Plenária desta terça-feira, (19), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) utilizou o Pequeno Expediente para tratar de temas de grande relevância política e social. O parlamentar destacou questões partidárias, a situação de candidatos PCDs no concurso da Polícia Militar, ações de enfrentamento à violência contra a mulher e eventos esportivos promovidos pelo Governo do Estado.
Federação PSB + Cidadania:
O deputado iniciou seu pronunciamento esclarecendo informações divulgadas recentemente na imprensa sobre uma possível federação entre o Cidadania e o PSB. Georgeo Passos explicou que, até o momento, não há definição oficial sobre a união entre os dois partidos.
“O que se tem até agora são conversas entre as executivas nacionais. Não foi batido o martelo. Para que haja uma federação, é necessária uma decisão do Diretório Nacional”, afirmou.
O parlamentar também destacou que, em Sergipe, a questão tem complexidade adicional, uma vez que o Cidadania integra o bloco de oposição, enquanto o PSB é presidido pelo vice-governador Zezinho Sobral, que compõe a base governista.
“É algo que realmente não tem como caminhar conjuntamente neste momento. Precisamos aguardar quais serão as regras impostas, mas é importante deixar claro que não existe federação formalizada entre PSB e Cidadania”, reforçou.
Retificação sobre o TAF da Polícia Militar
Georgeo Passos aproveitou para fazer uma retificação pública em relação ao Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar. Na semana anterior, o parlamentar havia citado o nome do professor Luiz Vinícius Pina como participante da banca avaliadora do TAF, o que posteriormente foi corrigido.
“Ele entrou em contato conosco e comprovou que não participou da avaliação. Outras pessoas participaram, mas ele não. Fica aqui registrada a devida retificação”, declarou.
Situação dos candidatos PCDs no concurso da PM
O deputado também demonstrou preocupação com a situação dos candidatos com deficiência (PCDs) aprovados no TAF da Polícia Militar, mas considerados inaptos na fase de inspeção de saúde.
Georgeo destacou o trabalho realizado pelo colega Cristiano Cavalcante (União) em defesa da inclusão dos PCDs no certame, e leu o relato de um dos candidatos que se sentem prejudicados:
“Após sermos aptos e aprovados em todas as etapas do concurso, fomos considerados inaptos com o simples parecer de que não somos aptos para a função policial, mesmo já tendo comprado enxoval e realizado o TAF com todos da ampla concorrência.”
O parlamentar reforçou o pedido de atenção à situação dos candidatos e solicitou o apoio da Alese para que injustiças não sejam cometidas.
Campanha “Agosto Lilás”:
Georgeo Passos também utilizou o espaço para registrar e apoiar a campanha Agosto Lilás, promovida em várias frentes, incluindo a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju. Ele destacou a iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Sermulher), liderada pela secretária Elaine Oliveira.
“Parabenizo a secretária Elaine pela campanha que visa estimular as mulheres a denunciarem casos de violência. É importante que as vítimas saibam que não estão sozinhas e tenham confiança em buscar apoio”, afirmou.
Durante a ação, estão sendo distribuídos materiais informativos com canais de denúncia como o 153 (Guarda Municipal), 180 (Central de Atendimento à Mulher), 181 (Disque Denúncia da Polícia Civil) e 190 (Polícia Militar).
Críticas ao modelo de gestão por Organizações Sociais na saúde:
Em outro ponto do discurso, o deputado criticou a intenção do Governo do Estado de ampliar o modelo de gestão por meio de Organizações Sociais (OS) nas unidades de saúde.
“O governo insiste nessa tese, excetuando o HUSE. Precisamos ficar atentos a essa mudança que pode impactar negativamente os trabalhadores e os serviços de saúde pública no Estado”, alertou.
“Copa Serigy de Futebol Amador”
Por fim, Georgeo elogiou a realização da “Copa Serigy de Futebol Amador”, promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer. O parlamentar relatou ter acompanhado os primeiros jogos da competição e ressaltou a importância do torneio para o incentivo ao esporte em Sergipe.
“Realmente um acerto. Esperamos que até o final da Copa, as equipes femininas tenham destaque e contribuam com o fortalecimento do esporte no estado”, concluiu.
Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese
