Georgeo participa de Seminário sobre o SUS

Evento, realizado pela Secretaria de Saúde da Unale, se propõe a discutir melhorias no setor

O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, está participando nesta quinta-feira, 10, do Seminário “Responsabilidade dos Entes Federados e Pactuação”. O evento, realizado pela Secretaria de Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais– Unale, está acontecendo no auditório da Universidade do Parlamento Cearense, em Fortaleza, Ceará.

O seminário reúne membros dos Legislativos Estaduais e gestores públicos de todo o Brasil e está voltado para a discussão do sistema Único de Saúde – SUS. O objetivo é fortalecer as propostas de mudanças no setor.

“Nosso intuito é facilitar uma reflexão acerca do SUS, ações e serviços públicos de saúde executados pelas três esferas de governo, de forma descentralizada, regionalizada e hierarquizada”, afirmou o deputado Sérgio Aguiar, PDT/CE, primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará.

Para Georgeo Passos, o debate é importante no sentido de tentar encontrar meios de melhorar a saúde pública no País. “Todos sabem dos problemas que a população encontra quando procura atendimento no SUS. Apesar de ser de Responsabilidade do Poder Executivo Federal a atualização da tabela do SUS, por exemplo, nós Legisladores estaduais também devemos contribuir dialogando para encontrar maneiras para atenuar os problemas do Sistema”, comentou o parlamentar.

O Seminário realizou três painéis. O primeiro, abordou o tema “Modelo Assistencial do SUS: Dificuldades e Desafios”. O segundo, discutiu “A Economia Brasileira: o SUS – Política de Financiamento”. Por último, aconteceu o painel “Consórcios Municipais – Experiências Exitosas no Ceará”.

Por Ascom Parlamentar Dep. Georgeo Passos – Daniel Soares