Na tarde desta quinta-feira, 24, o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (Gacc) vai lançar em parceria com o Ministério Público do Trabalho o projeto Estrela Guia. A ideia é visitar comunidades carentes do Estado em uma van adaptada para consultório móvel pediátrico levando uma equipe de profissionais da saúde direcionada ao diagnóstico precoce de doenças infanto-juvenis.
O projeto foi tema de fala do deputado estadual Georgeo Passos (PTC). Ele usou o pequeno expediente da sessão plenária desta quinta, para parabenizar o Gacc e o MPT pela criação do projeto. “É uma ação muito louvável e que levará saúde para essas comunidades. Parabenizo o Gacc, em nome de Ulla Ribeiro, sua diretora, Fred Gomes e todos os voluntários, sem exceção, por promoverem esse projeto”, afirmou o deputado.
Ainda em sua fala, Georgeo revelou que a cada 10 crianças que chegam ao Gacc, nove fazem o diagnóstico tardio do câncer. Por isso, o Estrela Guia poderá trabalhar de forma preventiva nessas comunidades carentes. “É algo muito importante, pois poderá salvar muitas vidas, afinal, quanto mais cedo se detecta a doença, maior a possibilidade de cura. Certamente essa união entre o Gacc e o MPT irá ajudar muitas crianças”, finalizou o parlamentar.
Da Assessoria Parlamentar
Foto: Jadílson Simões