Georgeo: “Juros pela antecipação da primeira parcela do 13º será paga pelos servidores estaduais”

O deputado estadual Georgeo Passos, Rede, usou o grande expediente da sessão plenária desta quinta-feira, 21, para denunciar que, diferentemente do que foi anunciado pelo governador Belivaldo Chagas, o Estado não fará a antecipação do pagamento do 13º salário dos servidores públicos para este mês de julho. O parlamentar informou na tribuna que na verdade o Estado disponibilizará, a partir do próximo dia 2, uma linha de crédito no Banese para quem desejar receber esse dinheiro.

“Ou seja, Belivaldo está tentando enganar os servidores dizendo que o Governo vai pagar antecipado o valor integral, quando na verdade é apenas uma linha de crédito – um empréstimo, como todos os bancos disponibilizam para os seus clientes anteciparem 13º salário ou restituição de imposto de renda. O que o Governo possibilitou foi o que já existia há muito tempo. Não traz nenhuma novidade”, revelou o deputado. Essa operação se assemelha ao que o Executivo vem fazendo nos últimos anos para o pagamento da segunda parcela do décimo.

Contudo, Georgeo alerta que diferentemente do que vinha ocorrendo, desta vez, a conta ficará para o funcionalismo.“Nos últimos anos, o Governo enviou para esta Casa projetos de lei que garantiam um abono para a cobertura dos juros que os servidores teriam com essa operação de crédito. Desta vez não, quem for ao Banese para antecipar o décimo a partir do dia 2 de julho terá que pagar os encargos deste empréstimo, uma vez que o Estado não enviou nenhum projeto para a Assembleia até o momento”, assegurou o deputado.

Para aqueles que não pegarem essa antecipação, o Governo informa que receberá parcelado a partir do mês de agosto. Georgeo lamentou que Belivado Chagas tenha tomado essa medida que, segundo ele, mostra uma piora na gestão. “Muda-se uma lógica. Até o ano passado, pagava-se um percentual do 13º no mês de aniversário do servidor. Agora, faz-se diferente”, finalizou o parlamentar.

Da Assessoria do Parlamentar