Georgeo homenageia Projeto Fumaça Zero, Drogas Jamais

Projeto, realizado no Conjunto Santa Tereza, ajuda a manter os jovens longe do mundo as drogas. “É uma iniciativa de pessoas que se uniram pela paz”, diz deputado

O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, utilizou o grande expediente da sessão plenária desta quinta-feira, 10, para homenagear o projeto social Fumaça Zero, Drogas Jamais. A iniciativa, realizada há dois anos no Conjunto Santa Tereza, em Aracaju, ajuda a manter crianças e adolescentes longe do mundo das drogas por meio da prática esportiva e da educação.

O projeto foi idealizado pelo soldado, hoje cabo Adriano Santana, da Companhia de Rádio Patrulha – RP –, que, fazendo seu trabalho de ronda, verificou jovens fazendo uso de crack na Praça do Santa Tereza. “Foi então que ele viu que era o momento de unir forças para combater esse mal. E isso é digno de parabéns. Todos que ajudam o projeto merecem o nosso respeito”. disse o parlamentar.

A ideia é realizar diversas atividades para tirar os menores da ociosidade e afastá-los do crime. Utilizando a mesma praça do conjunto e a Associação de Moradores, os jovens recebem aulas gratuitas de futebol, vôlei, capoeira, karatê, judô, boxe, inglês, espanhol, libras e música.

Ainda que com uma ação simples, o resultado é evidente. Segundo números da própria PM, após o Fumaça Zero, os números da violência na localidade reduziram drasticamente: os índices de homicídios caíram 75%, as tentativas de homicídio diminuíram 50% e os roubos em 23% neste ano compara ao de 2013.

“Passamos o ano debatendo muito sobre a segurança pública e os graves problemas que o Estado vem enfrentando. O Fumaça Zero, com a união da comunidade e voluntários, conseguiu reduzir a criminalidade naquela região. É a prova viva de que além do combate feito pela polícia, precisamos de políticas públicas voltadas para toda a comunidade”, comentou Georgeo.

O deputado defendeu ainda que o modelo do projeto seja adotado pelo Estado como forma de combater a violência. “É uma ideia que poderia servir de modelo para a Secretaria de Segurança Pública. Isso certamente irá reduzir os números da criminalidade. A sociedade se uniu e está conseguindo mudar a realidade local. Uma verdadeira revolução social. Esperamos que outros bairros e municípios também possam usar este modelo. Pois quando a comunidade abraça e as pessoas querem, as coisas podem acontecer”, defendeu Georgeo.

O projeto Fumaça Zero, Drogas Jamais tem como parceiros a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Santa Tereza – AMAST –, por meio do presidente Adriano “Didi” e do Vice Givaldo, Padre Anderson, o Pastor Bruno e a Comunidade Vida, Pastor Zoar e a Igreja Quadrangular, Pastor Moabe e a Igreja Metodista Wesleyana, Senac, Sesi e o Projeto Cozinha Brasil, Radio Patrulha, por meio do Major Vitor e do Sgt. Marcos Rogério, Batalhão de Choque com o Cel. Rollemberg, Canil da PM com o Cb. Estevan, Sgt Ediberto e Cb. Silfarlei, Guarda Municipal de Aracaju com o Cel. Enilson e o Petroclube através do Professor Camilo.

Por Ascom Parlamenta Dep Georgeo Passos – Daniel Soares

Foto: Daniel Soares