Georgeo faz apelo por criança e defende reflexão sobre a Saúde Pública

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quinta-feira (11), para chamar a atenção dos colegas parlamentares sobre o drama de uma família de São Miguel do Aleixo que tem uma criança de cinco anos, internada na ala vermelha do Hospital João Alves Filho, aguardando um procedimento cirúrgico. Georgeo defendeu uma reflexão ampla sobre o Sistema de Saúde do Estado de Sergipe.

Ao iniciar seu pronunciamento, Georgeo Passos explicou que pediu autorização aos pais do menino João Gabriel, de apenas cinco anos, que aguarda um procedimento cirúrgico no Hospital João Alves Filho, para tratar do assunto na Assembleia. “O menino está lá desde o dia 24 de janeiro e tem uns 15 dias que eu fui procurado pelo prefeito de São Miguel do Aleixo e pela mãe da criança. Fui até lá e ele estava na ala verde da pediatria, andando e conversando, aguardando um diagnóstico”.

O neuropediatra solicitou uma ressonância magnética, que o hospital não dispõe e tem um contrato feito entre o Estado e uma Clínica privada. Os familiares ficam angustiados e a cada dia as pessoas se sensibilizam mais. Nos chamou a atenção o excesso de burocracia e as formalidades, inclusive nos casos mais graves”, disse o deputado, ressaltando que vem conversando com o diretor do Hospital e com a secretária-executiva da Saúde Estadual, Adriana Leite.

O deputado seguiu falando do drama da família que já o procurou novamente com a piora no quadro clínico da criança. “O resultado da ressonância saiu na última segunda-feira (8) e foi diagnosticado que a criança tem um tumor que está comprimindo o tronco cerebral. Não somos da área da saúde, mas como pai a gente fica chocado. Eu nem iria falar desse tema hoje, mas ontem a noite recebi uma ligação da mãe dizendo que a criança tinha entrado na ala vermelha, já com os movimentos das pernas e braços comprometidos e com dificuldade na alimentação”.

Georgeo externou ainda que conversou sobre o assunto com o governador Belivaldo Chagas (PSD) e que tomou o cuidado de avisá-lo que trataria do tema na Alese. “Eu tenho consciência que o papel de um parlamentar não é defender um caso isolado, mas a coletividade. As pessoas esperam que a gente possa resolver tudo num estalar de dedos. Conversei com os médicos e estamos tentando resolver, mas o procedimento cirúrgico só será realizado na próxima semana”.

Nem o hospital público e nem a rede privada contam com os equipamentos necessários, um aspirador ultrassônico e outro para o acompanhamento. Quando necessário, se aluga esse tipo de equipamento. A Secretaria de Estado da Saúde, por uma questão de justiça, já iniciou esse processo de contatar a empresa, mas essa demora deixa a gente impotente e até frustrado. Até por não poder ajudar mais. Nós precisamos refletir sobre isso”, completou, pedindo o apoio dos demais colegas e da própria Alese para tentar resolver o impasse.

O presidente da Assembleia, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), disse que a partir do momento em que Georgeo Passos procurou o governador, certamente o Estado está tendo resolver o problema. “Nós lamentamos toda essa situação, é muito difícil, mas nós vamos tentar ajudar de alguma forma, não vamos ficar de braços cruzados”. O também deputado João Marcelo (PTC) foi outro que se solidarizou e se somou à causa.

Rádio Educadora

Também durante seu pronunciamento, Georgeo Passos fez uma saudação a todos os profissionais da Rádio FM Educadora do município de Frei Paulo pela passagem dos seus 31 anos. “É uma rádio que tem uma história marcada na região do Agreste pela sua transparência e por sempre possibilitar que as pautas sejam divulgadas. O empresário José Arinaldo de Oliveira, ainda na década de 80, começou a trabalhar para conseguir a autorização para entrar no ar. Uma rádio com grande potência que abrange vários municípios sergipanos e baianos. Quero parabenizar a todos que fazem a Rádio Educadora”, disse o deputado, que apresentou um requerimento de congratulações.

Foto: Joel Luiz