Georgeo externa preocupação com segurados do IPES da PMA

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Georgeo Passos (REDE), ocupou a tribuna durante o Grande Expediente, na sessão dessa segunda-feira (18), para externar sua preocupação com o futuro dos servidores públicos da Prefeitura de Aracaju que têm convênio com o Ipesaúde. O contrato em questão se encerra no próximo dia 31 e, até que haja a renovação, novas adesões ao plano estão suspensas temporariamente.

A preocupação do deputado é que esses servidores da PMA passem a ficar desassistidos e reconheceu, publicamente, que o Ipesaúde está cumprindo a lei que foi aprovada, às pressas, pela Assembleia Legislativa, em meados de 2018. “Todos nós, deputados, temos a obrigação de estudar e analisar, item por item, cada projeto aprovado aqui. É lamentável que esses projetos que o Executivo manda de última hora, para serem aprovados com rapidez, e que a gente só tem conhecimento quando entram na pauta de votação, acabem gerando alguns equívocos”, comentou.

Georgeo disse que não houve má fé do Ipesaúde, mas pontuou que a votação feita na Alese “às pressas” não permitiu que os deputados tivessem conhecimento sobre o convênio já em vigor com a Prefeitura de Aracaju. “Eu, inclusive, achei pertinente a possibilidade de se fazer convênios com prefeituras e Câmaras Municipais. Para isso teria uma tabela diferenciada para esses servidores dos demais servidores do Estado. Seria uma receita extra para o Ipesaúde e a PMA é o segundo maior parceiro do plano”, pontuou.

Georgeo colocou ainda que a tabela dos servidores da PMA era parecida com a dos servidores estaduais, mas que agora sofrerá um reajuste de mais de 70%. “Quando aprovamos este projetos, às pressas, criamos valores fixos, fato que gerou um aumento na casa de 70% a 80% para os funcionários da Prefeitura. Se soubéssemos desse convênio, poderíamos ter buscado uma medida de transição até que todos se adequassem. Se essas pessoas migrarem para planos particulares, o IPES vai perder receita”.

Por fim, Georgeo chamou a atenção para os reflexos que uma votação na Assembleia pode ter na sociedade. “É importante que os parlamentares tenham essa consciência sobre as votações que acontecem aqui na Casa. Vejam as consequências disso agora! Não sabíamos desse convênio da PMA com o Ipesaúde. Não temos condições de encontrar uma solução para pagar a tabela conforme está na lei e seria injusto o servidor de outro município distante pagar o mesmo que o servidor de Aracaju. É preciso encontrar um meio-termo”.

Zezinho Sobral

Em resposta ao líder do governo na Casa, deputado Zezinho Sobral (PODE), sobre a formação de uma Comissão Parlamentar para acompanhar as obras da BR-101, que se arrastam por mais de 20 anos, Georgeo Passos acha que os deputados federais devem ser acionados para somar forças junto à presidência da República, mas os colegas de Assembleia também podem contribuir muito com as obras paralisadas de responsabilidade do governo de Sergipe.

“Conforme foi aprovado o requerimento do deputado Zezinho Sobral para a formação da Comissão de parlamentares, vamos apresentar outro requerimento igual, uma cópia que certamente também será aprovado por todos até por coerência, para que esta Comissão também acompanhe de perto obras paralisadas em Sergipe, como aquela rodovia que liga Itabaiana à Itaporanga, por exemplo, que está andando à passos de tartaruga, como também obras do Proinveste de 2013 que não foram concluídas”,  pontuou, lembrando da obra do CIC em Aracaju, há alguns anos.

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Foto: Jadilson Simões