Durante o grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira, 16, o deputado estadual Georgeo Passos, PTC, fez um aparte à fala do deputado Francisco Gualberto, PT, comentando sobre o momento político no Brasil. Para o parlamentar é preciso aproveitar a conjuntura para unir forças e promover uma reforma política-eleitoral aprofundada.
“Diante de tudo, só chegamos a uma conclusão: o sistema eleitoral está falido. Sem entrar no mérito do impeachment, nós fizemos uma reflexão de que ou o sistema muda ou vamos continuar tendo problemas. Esperamos que esse momento passe mais rápido e que a gente possa fazer as mudanças necessárias”, assegurou.
Georgeo lembrou que alguns ministros anunciados pelo governo provisório do presidente Michel Temer, PMDB, já fizeram parte da administração da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, ambos do PT. “Por isso, eles têm uma parte de culpa pelo que aconteceu”, comentou.
“Lá atrás, os petistas se aliaram a José Alencar para conseguir a primeira eleição de Lula para presidente da República. Mais à frente, voltaram a se aliar ao capital econômico e ampliou seu leque de alianças em prol da eleição e reeleição de Dilma. Isso mostra o quão forte é o jogo político de bastidores e isso precisa mudar. Mas as mudanças só acontecerão com uma reforma política-eleitoral”, finalizou.
Por Daniel Soares – Ascom Parlamentar Dep. Georgeo Passos