Georgeo diz que auditoria no Huse já havia sido proposta na Alese

O deputado Georgeo Passos (REDE) tratou na manhã desta quarta-feira, 13, da questão da saúde pública no Estado de Sergipe.

“Me reporto a uma notícia na agência no Governo de que nos últimos dias o governador está empenhado em colocar a saúde de Sergipe em um outro patamar, inclusive recebendo a visita do Henrique Prata, do Hospital de Barretos. Lógico que tudo que vier a somar é muito vem vindo, mas por outro lado a gente percebe que muitas das vezes os deputados estaduais que são eleitos pelo povo e cobram ações de melhorias para a saúde pública, não são ouvidos”, lamenta.

Georgeo Passos disse que já vem ouvindo há muitos anos que os problemas da saúde pública, aliados à dificuldade de recursos é a questão da gestão.

“Isso a gente já vem ouvindo há muitos anos, não é de agora do Governo Belivaldo, do Governo Jackson Barreto, inclusive o próprio Tribunal de Contas fez uma grande investigação na Fundação Hospitalar de Saúde, constatando várias falhas na gestão, inclusive com contratos que nos deixam com margem de dúvidas e uma solução apontada pelo Henrique Prata e de pronto acolhida pelo governador é de uma auditoria no Hospital de Urgência de Sergipe, na minha visão auditoria um pouco atrasada, tendo em vista que o governador Belivaldo vai fazer um ano à frente do Huse e eu tenho certeza que vários deputados e assessores já haviam apontado neste caminho e ele preferiu ir tocando a gestão do jeito que se encontrava. Agora com a troca de informações de gestão entre o Hospital de Barretos e as unidades públicas de Sergipe, há um cenário diferente, apesar de temas que já foram discutidos repetitivamente na Assembleia, mas não se levou em consideração”, destaca.

Contratos

Ainda sobre a auditoria, o parlamentar ressaltou a fala de Henrique Prata, dando conta da importância da auditoria.

“Isso deixou claro que alguma coisa não vai bem na gestão do Hospital de Urgência. Trata-se de contratos provavelmente assinados até em gestões passadas, mas que o Henrique Prata diz que se enxugados, se auditados, pode se encontrar algo e o Governo economizar. Quantas vezes isso foi dito aqui nessa tribuna por vários colegas ao longo dos últimos quatro anos, mas nunca fomos ouvidos? Quando o conselheiro Clóvis Barbosa apontou algumas situações na Fundação Hospitalar de Saúde, ficou apenas no discurso, precisou vir uma pessoa dizer o óbvio ao governador para ele se dar por satisfeito e passar a tomar uma atitude. Que essa auditoria realmente aconteça, aponte as falhas e como economizar, pois em pouco tempo Henrique Prata constatou que os recursos públicos estão mau utilizados, mau geridos e com isso quem paga a conta quando falta remédios no Case é a população que precisa”, enfatiza.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Foto: Jadilson Simões