Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) utilizou a tribuna na sessão plenária de hoje, 16, para falar dos resultados da audiência publica que ocorreu na Casa Legislativa na última sexta-feira, dia 13. O deputado esclareceu sobre a importância da oficialização da Língua de Sinais (Libras) no país, que foi o tema da audiência. A Libras foi sancionada, como meio legal de comunicação e expressão no país, em 24 de abril de 2002, por meio da Lei nº 10.436. A língua dos sinais completou 17 anos de criação.
“A oficialização da Língua de Sinais foi uma feliz ideia da advogada Kamila Gouveia, e que está buscando apoio para que as pessoas com deficiência auditiva não sejam excluídas da sociedade. Hoje o país tem 9,7 milhões de pessoas surdas. A Libras tem de ser ensinada nas escolas como é feito com o português”, enfatizou o deputado.
Na oportunidade de sua explanação, o deputado Georgeo apresentou vídeo com uma mensagem trazidas pelo surdos, sem interprete. O objetivo do feito foi chamar a atenção para a necessidade de oficializar a Libras no país. “Imagine uma pessoa dessa no shopping, em sala de aula, no aeroporto? Não há quem traduza os sinais. Isso causa frustrações e dores para que sofre com a exclusão”, afirmou o deputado. Ao final, um interprete da Casa Legislativa traduziu os sinais, e todos as pessoas surdas do vídeo pediam aos parlamentares pela oficialização da Libras.
Fotos: Jadilson Simões – Arquivo Alese