Preocupado com as questões relacionadas ao Rio São Francisco, o deputado estadual Georgeo Passos (PTC) utilizou a tribuna nesta quarta-feira, 19, para apresentar um breve panorama sobre a situação que o mesmo se encontra, bem como a necessidade de um debate mais incisivo sobre as soluções de prevenção e preservação do Rio dentro da Assembleia Legislativa.

“Essa causa nos atinge de perto. O Rio São Francisco, que já matou a fome de muitas pessoas, está a cada dia mais fraco, comprometendo a sua navegabilidade, além da geração de renda para a comunidade Ribeirinha. É o Velho Chico que, praticamente, sustenta a grande Aracaju e municípios do sertão e agreste sergipano com seu abastecimento de água. A Assembleia tem um papel muito importante, como representantes da sociedade que fazemos parte, e deve realizá-lo”, destacou Georgeo, citando a CIPE São Francisco, uma comissão interestadual formada por parlamentares dos Estados banhados pelo Rio da Integração Nacional.

Georgeo enalteceu também a implementação de Ouvidorias Ambientais no Tribunal de Contas do Estado e no Tribunal de Justiça de Sergipe. A medida, inicialmente proposta pelo parlamentar por meio de Indicação Parlamentar. “O objetivo é a prevenção. Entendemos que o Tribunal de Contas precisava de uma ouvidoria do tipo. A sensibilidade do presidente Conselheiro Carlos Pina tem tirado a ideia do papel, seguindo o exemplo do TCE AM. O Tribunal de Justiça também seguiu a ideia e o presidente Desembargador Luiz Mendonça vem instituindo sua ouvidoria”, argumentou.

O parlamentar também destacou a implementação do Gabinete Sustentável, ação inicialmente proposta dentro do seu próprio gabinete, onde medidas iniciais já vem sendo tomadas, diminuindo o consumo de energia elétrica, garrafas plásticas, copos descartáveis e papel. A ideia é reduzir gastos e melhorar a eficiência dos serviços prestados por Georgeo e sua assessoria.

Por fim, parabenizou as nomeações do Desembargador Federal Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, do Juiz Federal Carlos Rebêlo Junior para o cargo de Desembargador Federal junto ao TRF da 5ª Região, sendo que este atua em Sergipe desde junho de 1988.

Ascom parlamentar Dep. Georgeo Passos – Marcos Rodrigues

Foto: Ascom Parlamentar