Georgeo apela para melhoria salarial no vencimento efetivo do servidor público

Stephanie Macêdo – Rede Alese

O deputado estadual Georgeo Passos (REDE) ocupou a tribuna do Poder Legislativo na manhã de hoje, 29, para apelar ao governador de Sergipe, Belivaldo Chagas,  a olhar para os servidores do Poder Executivo, dando-lhes a garantia de terem, em seus vencimentos efetivos,  o valor líquido de um salário mínimo. Na ocasião, o parlamentar  apresentou durante a sessão plenária o contra-cheque de uma servidora pública que tem em seu vencimento líquido efetivo o valor de R$ 700 reais.

Deputado lembrou que o dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador, e afirma que mês está sendo encerrado sem qualquer alegria para alguns trabalhadores do Executivo. “Como todos sabem recentemente os trabalhadores do Tribunal de Contas  conseguiram a recomposição da inflação, teve Projeto de Lei aprovado por essa casa. Semelhante, os servidores do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, e até mesmo essa Casa legislativa.  Mas, durante cinco anos,  os servidores do  Executivo não conseguiram nada. As perdas acumuladas  já superam  40%. O mês de maio está encerrado e governo não enviou nada de bom para esses servidores”, registrou o parlamentar.

Na ocasião o deputado apresentou um contra-cheque de uma servidora pública, o demonstrativo  salarial foi exibido no telão do plenário legislativo. “Vejam o contra-cheque da pessoa com nome e  secretaria omitido (apesar de documento ser público). O vencimento base dessa servidora é de R$ 700. Não é um caso isolado. São vários servidores que estão nessa mesma situação, onde o vencimento básico é menos que um salário mínimo”, lamentou o deputado Georgeo.

Georgeo ressaltou que “o que mais lhe chama a atenção é o fato de  o governo dizer que isso está certo. Pois o salário mínimo é somado à gratificação. Mas essa gratificação não vai para a aposentadoria.  Indago, porque não corrigir o  vencimento efetivo desses servidores, garantindo o mínimo?”, frisou, enfatizando  ainda que “governo não consegue a recomposição da inflação dese salário de miséria”, salientou.

Perícia

De acordo com o parlamentar,  a servidora pública, diante das frustrações que passa diante da condição salarial,  toma remédio controlado. “Ela ela diz que não tem ânimo de trabalhar, pois a saúde mental está abalada. Fomos atrás,  e temos o diagnóstico de que o Poder Executivo tem  o número de 1.630 servidores afastados por condições de saúde. E desse total, 359 o motivo é por transtornos mentais. Os números são maiores, muitos servidores ficam no trabalho para não perder a gratificação, que fica cortada no afastamento”, apontou o deputado.

Apelo

Georgeo disse estar solidário aos servidores, e na ocasião de sua exposição na tribuna, fez um apelo a Belivaldo Chagas. “Até quando o governador vai tratar os servidores do executivo desse jeito? Ele, na reforma  administrativa, fez reduções, cortou cargos comissionados, mas o vencimento  do servidor continua abaixo do salário mínimo. Fica aqui a nossa solidadriedade com os funcionários do Estado. Apelo, nesse mês de maio que iniciou em homenagem ao trabalhador, que  Belivaldo Chagas verifique a possibilidade de melhor a vida dos servidores do poder executivo. Pois, somente  um  único servidor público conseguiu aumento salarial esse ano , que foi o próprio governador  de Sergipe, Belivaldo Chagas. Ele que que tem um salário igual a de um desembargador”, relatou o deputado.

Foto: Jadilson Simões