Garibalde participa da assinatura de Ordem de Serviço para Reforma de 72 escolas

O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa na área de Educação. São várias escolas que serão reformadas, contempladas por esse programa. Que venham muito mais investimentos nesse sentido, abrangendo assim o maior número de escolas públicas de Sergipe. A ação me deixa feliz, é uma vitória muito grande para a Secretaria de Educação e o Governo do Estado, por ação de hoje vir atender às muitas cobranças nesse sentido, feitas pela Assembleia Legislativa”.

A citação acima foi dita pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Garibalde Mendonça, na manhã desta quinta-feira, 04 de agosto, após o governador de Sergipe, Jackson Barreto, ter assinado uma Ordem de Serviço para Reforma e Manutenção de Escolas Estaduais. Com investimento financeiro de R$ 12.085.118,78, ordem contemplará o total de 72 escolas, de 32 municípios sergipanos.

As instituições de ensino serão contempladas com serviços de pequena monta – que diz respeito a reestruturação e revisão de coberturas e instalações hidrossanitárias e elétricas, recuperação de muros e revestimentos de piso e parede e serviços de acessibilidade.

Foto: Jorge Henrique

De acordo com o governador Jackson Barreto, as reformas ocorrerão até agosto de 2017. “Atendemos uma reivindicação de alunos e de professores, que através de Serviços de Pequena Monta, abrangerá 72 escolas da capital, e do interior do Estado. De junho de 2013 pra cá, o nosso governo fez a ampliação e reforma de 61 escolas. Estamos nesse momento assinando a Ordem de Serviço para mais 72 escolas de 32 municípios, onde duas dessas escolas são profissionalizantes, é a inserção desses alunos para o mercado de trabalho”, externa o governador durante seu discurso durante o ato.

As obras contemplarão todas as 10 diretorias de Educação da rede pública estadual. As unidades escolares passarão por uma série de intervenções de manutenção e recuperação de suas instalações físicas. São serviços emergenciais e essenciais como recuperação de telhados e forros, recuperação de muros, grades e esquadrias de segurança, revisão de redes elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias e logísticas e pintura. Além disso, todas as escolas receberão reforço na carga elétrica para garantir estabilidade à rede de computadores.

Foto: Jorge Henrique

Segundo os alunos do Colégio Estadual Gilberto Freire, do município de Nossa Senhora de Socorro, uma das escolas a ser beneficiada pelo projeto, o governador Jackson Barreto visitou o estabelecimento de ensino e prometeu para os alunos a entrega de uma nova quadra de esportes.

Com essa ordem de serviço a escola será beneficiada com importantes reformas. Temos problemas com o banheiro, que está sem vaso sanitário, as descargas estão quebradas e torneiras vazando”, revela Rafael Carvalho, do 1º ano do ensino médio.

A fiação está precária, não se consegue usar o ar-condicionado. O ventilador está desabando e com mal funcionamento. Mas o governador prometeu melhorias. Estou na torcida para que ocorra mesmo”, comentou Daniel Feitosa, 17 anos de idade, aluno do 2º ano do ensino médio.

Investimento na Educação

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de Sergipe, a ordem de serviço assinada nesta quinta, 04, se insere no planejamento estratégico do Governo do Estado, de, até o final de 2018, reformar todas as 356 escolas da rede estadual, dotando-as de um padrão de qualidade, proporcionando melhoria ao processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas estaduais, aperfeiçoando, assim, os índices educacionais sergipanos. Em 2016, o Governo do Estado já realizou a reforma de dez escolas da rede pública estadual. Nos últimos anos, as reformas e ampliações das unidades de ensino somam R$ 240 milhões em investimento.

O acesso à internet também integra a política educacional do governo: 250 unidades escolares possuem ligação com a rede, garantindo o acesso dos alunos e uma melhor aprendizagem. A expectativa é que, até 2018, o serviço esteja disponível em todas as unidades.

Participação

A deputada Conceição Vieira, e o deputado Jerferson Andrade, marcaram presença na assinatura da Ordem de Serviço.

Stephanie Macêdo- Agência Alese de Notícias