Garibalde: “o Confiança já fez a parte dele! Temos que fazer a nossa!

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Durante a palestra proposta na Assembleia Legislativa, pela deputada estadual Janier Mota (PR), para celebrar a classificação para a semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol em sua Série C e, consequentemente, o sonhado acesso para a segunda divisão do torneio nacional a ser realizado em 2020, o também deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB) defendeu que o poder público se some ao time proletário para ajuda-lo financeiramente e para converter sua ascensão no futebol em benefícios para o turismo sergipano.

Garibalde parabenizou o presidente do clube, Hyago França, e o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas, presentes na Assembleia, como também todos os jogadores, comissão técnica e a torcida proletária. “Sou um dos poucos torcedores do Cotinguiba, que antes cabia em uma Kombi e hoje cabe em um fusquinha. Mas, pela cor azul e pela rivalidade que sempre travamos com o Sergipe, temos uma admiração pelo Confiança”.

O deputado enfatizou que é um apaixonado pelo futebol sergipano e confessou eu não perdeu um só jogo do Confiança fora de Sergipe porque acompanhava por um canal de tv por assinatura. Garibalde pontuou o quanto é difícil a missão de ser dirigente de um clube de futebol e reconheceu que as autoridades sergipanas têm a obrigação de ajudar o clube. “Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju devem ajudar! O Confiança já fez a parte dele dentro de campo. Nós temos que fazer a nossa”.

Garibalde justificou que esse apoio vai resultar em mais turismo para o Estado. “Todos os jogos do Confiança na Série B serão transmitidos ao vivo para todo o Brasil. Daqui por diante é obrigação nossa ajudar. A torcida está feliz, está motivada. Fico feliz em ver tantas crianças e mulheres prestigiando os jogos. Isso é a prova que o trabalho vem sendo realizado de forma séria e nós não podemos perder esta oportunidade de incentivar a promoção do nosso turismo”.

Kitty Lima

A deputada Kitty Lima (Cidadania) também se colocou a disposição para ajudar o Confiança e disse que ficava muito irritada com a falta de respeito com os sergipanos. “Temos que apoiar sim, temos que dar os parabéns ao clube, aos jogadores, comissão técnica e torcedores. Isso é tão positivo que amigos deputados de outros Estados já estão me cobrando a camisa do Confiança. E se chegou a hora é porque Deus não dá uma cruz maior da qual a gente não possa carregar”.

Maria Mendonça

A deputada Maria Mendonça (PSDB) também fez sua saudação ao Confiança, mesmo se assumindo torcedora fanática do Itabaiana. Ela saudou o êxito do jovem presidente Hyago França pelo acesso à Série B e reconheceu que seu time de coração até tentou, mas ainda não conseguiu conquistar esse espaço. “Essa classificação vai levar a marca do nosso Estado além fronteiras. O tremendão da Serra é o time que a gente ama, mas o Confiança é o nosso segundo time no Estado”, disse, enfatizando a projeção de Sergipe para o País.

Capitão Samuel

Já o também deputado Capitão Samuel (PSC) parabenizou a iniciativa da palestra e, como torcedor do Confiança, não escondeu a emoção pelo acesso para a Série B. Destacou o trabalho realizado pela diretoria, Comissão Técnica e até parte da torcida para motivar e incentivar os atletas. Também destacou a mudança de postura da Federação Sergipana de Futebol. “Acabou a dinastia do capitão do mato da Federação!”.

Deputado Estadual Capitão Samuel

Samuel disse que por várias vezes se reuniu com um grupo de torcedores proletários que saiam em busca de apoio financeiro para o clube junto a iniciativa privada. “Fazíamos cotinhas para ajudar a colocar os salários em dia, para ajudar a pagar o bicho dos atletas. Eu ajudava ainda comprando ingressos para sortear com torcedores, para incentivar as pessoas a irem ao estádio torcer. Minha revolta com o governo que faço parte é que já falei por várias vezes sobre a necessidade de ajudar. Na assinatura do convênio da Prefeitura com Confiança e Sergipe, eu estava presente e questionei: cadê o Governo? Cadê o Banese?

Por fim, o deputado disse que já tem uma “campanha definida” para o Confiança estampar no seu uniforme durante a Série B em 2020: “Visite Sergipe!”. “Para o governo não teve preço para aparecer meia hora naquela novela da Globo e perdemos aquilo porque diziam que era Piranhas (AL). O time vai jogar 38 partidas transmitidas pela televisão, em rede nacional, e durante os 90 minutos a campanha estará exposta. O Governo tem obrigação de participar e não vamos aceitar esmola! Querem um patrocínio a altura da Série B!”.

Janier Mota

Por fim, a autoria do requerimento propondo o debate, deputada Janier Mota, confirmou que será mais uma voluntária para ajudar o Confiança por entender que esporte é saúde e parabenizou todos os envolvidos pelo acesso do clube. “Devemos agradecer pelo resultado conquistado dentro de campo e a nossa família estará junto do Confiança, dando apoio com a NatVille”.

Foto: Jadílson Simões