“Sergipe está de parabéns com o Criança Feliz”, disse o deputado Estadual Garibalde Mendonça (PMDB), na manhã desta quarta-feira, 22 de março, durante o pequeno expediente na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.
O “Criança Feliz” é uma Iniciativa visa promover o desenvolvimento integral das crianças até os três anos de idade, e, de acordo com o parlamentar, esteve participando do lançamento do programa no Estado. “Sergipe foi contemplado com o programa, e com o maior número de municípios beneficiados. No total, 62 municípios serão contemplados com o Criança Feliz”, comemora Garibalde.
Segundo o vice-presidente da Alese, vários prefeitos do interior do Estado e deputados participaram do momento, cenário que ocorreu com a presença do ministro Osmar Terra, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), e do governador de Sergipe, Jackson Barreto.
“Todo a iniciativa é sem custo para Sergipe, tudo será custeado pelo Governo Federal, foi o que garantiu o ministro Osman”, ressalvou Garibalde Mendonça, esclarecendo que, com a implantação do programa em Sergipe, às famílias beneficiadas receberão visitas periódicas de assistentes sociais contratadas para o projeto.
Por fim, declarou que outro tento do Governo Federal, lançado ontem também, dia 21, pelo ministro Osman, se destina ao incentivo à Agricultura Familiar. “Parabenizo a classe políticas por esses benefícios para o povo de Sergipe. O Estado recebeu 11 caminhões baús, 11 paleteiras, 11 balanças com capacidade de 300 quilos, 11 impressoras, 66 palletes, 143 caixas para hortifrutigranjeiros, 55 caixas fechadas, e 143 caixas para hortifrutisgranjeiros”, se alegrou o deputado.
Programa
O Criança Feliz tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil. Serão priorizadas gestantes e crianças de até três anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva (crianças abrigadas).
As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas. Além disso, o Criança Feliz integrará ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. Até 2018, o governo federal pretende atender cerca de quatro milhões de crianças.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões