Garibalde felicita o município de Arauá pelos seus 149 anos

Por Assessoria Parlamentar

“Eu tenho um carinho especial com o município de Arauá, e esse sentimento é recíproco pelo seu povo, além da relação política com lideranças comprometidas com as causas de interesse público que envolve o desenvolvimento da cidade. Por isso, quero felicitar todos os arauenses no dia de hoje, quando se comemora 149 anos de sua emacipação”.

Foi o que disse o deputado estadual Garibalde Mendonça, MDB, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 9, enfatizando sua gratidão pelo povo do município, que em todas as eleições que disputou sempre foi correspondido com votações interessantes para sua chegada e permanência na Assembleia Legislativa.

O parlamentar disse que o grupo político do município que lhe acompanha desde sua primeira eleição deveu-se ao engenheiro e amigo, Francisco Costa, conhecido por Dr. Chiquinho, que também já foi prefeito de Arauá. “Em nome de Dr. Chiquinho, quero enviar meus agradecimentos a todos que diretamente sempre estiveram empenhados com nossas campanhas”, expressou Garibalde.

HISTÓRIA

Em 1596 foi dada carta de sesmarias a Sebastião Brito e Francisco Soares, relativos às terras ao sul do rio Piauí; ali instalaram fazendas de gado, cultivos de cana e engenhos de açúcar, daí por que são considerados os primeiros desbravadores da região. Como os primeiros senhores de engenho acharam que a sede do município (então Estância) ficava longe das suas propriedades, criaram ali mesmo nas suas terras um centro de vida social, próximo ao riacho de Parida. Em 1854 o povoamento foi nomeado ‘Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Parida’. Na metade do século XIX houve uma ex – escrava que virou senhora de engenho, casada ainda com um cônego do município.

Por iniciativa de Joaquim José de Gois, José Felix do Nascimento e Tibúrcio Manoel do Nascimento, foi construído na povoação o seu templo católico, cuja freguesia foi criada pela Lei nº 815, de 30 de abril de 1868, sob o nome de Nossa Senhora da Conceição de Arauá, mudando também o topônimo da povoação para Arauá, nome do afluente próximo do rio Piauí. A resolução nº 848, de 9 de abril de 1870, elevou a povoação à categoria de Vila, desmembrando – a do Município de Estância. E pela Lei de 15 de dezembro de 1938 a Vila de Arauá foi elevada à categoria de cidade.

DADOS GEOGRÁFICOS

Apresenta temperatura média anual de 24,6°C e precipitação de chuvas média 863,3 mm/ano. O intervalo mais chuvoso é o de março a agosto (outono-inverno). O relevo do município de Arauá é tabular com planícies fluviais onde afloram as rochas cristalinas mais antigas. Os solos são argilosos (Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Estrófico e Podzólico Vermelho Amarelo). A vegetação é de Campos Limpos e Sujos, Capoeira. O município está inserido na bacia hidrográfica do rio Piauí. Constituem rios da região, ainda o rio Arauá e o riacho Camboatá.

DADOS ECONÔMICOS

A economia do município tem como base a agropecuária. Na agricultura, há produção de laranja, limão, mandioca, manga, maracujá, abacaxi e tangerina. A pecuária explora a criação de bovinos, suínos, equinos, ovinos, existindo ainda criação de galináceos.

Foto: Jadilson Simões