Frente Parlamentar em parceria com órgãos e instituições realizará Audiência Pública sobre Mídia e Misoginia

Atenção profissionais de comunicação, no dia 17 de fevereiro, às 9 horas na Assembleia Legislativa de Sergipe será realizada uma Audiência Pública para debater Mídia e Misogenia. A presidente da Frente Parlamentar em defesa da Mulher, deputada estadual Goretti Reis (PMDB), participou na noite de ontem, 12, na Fanese, de reunião para definir detalhes sobre o evento.

O encontro contou com a participação de representantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM-OAB), do Rotary Siqueira Campos, da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) e do Coletivo de Mulheres de Aracaju. A iniciativa tem o objetivo de despertar nas pessoas que trabalham com comunicação de forma geral, com a mídia uma visão mais aguçada de algumas propagandas que usam a figura da mulher de forma pejorativa.

Para a vice presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e idealizador da Audiência, Valdilene Oliveira Martins a forma habitual de fazer propaganda, humilha e deprecia a mulher, colocando-a, não como consumidora ou protagonista, mas sim como um objeto ou isca para atrair o consumidor principal, que é o público masculino. “Exemplo disso são as propagandas das casas de shows, que anunciam seus eventos, oferecendo entrada gratuita para o público feminino, com o intuito de atrair um maior número de homens, levando a crer que o “acesso” às mulheres será mais “fácil”, o que faz vir, junto com essa concepção, o cunho sexual. As propagandas reportam a mulher neste cunho pejorativo sexual ou para questões domésticas, as restringindo ao âmbito do lar. Queremos falar sobre as notícias, que poderiam ser dadas de uma outra forma, quando a mulher está inserida ou envolvida. As ações misóginas estão tão naturalizadas que não são percebidas por quem as pratica e, muito menos por quem as sofre. Convidamos os profissionais de comunicação, para juntos fazermos essa reflexão e constatarmos que essa forma de retratar a mulher não é a mais adequada e não deve ser mais aceita, ” ressaltou Valdilene.

“Foi muito gratificante ouvir de uma pessoa tão atuante na causa em defesa da mulher, a advogada Valdilene que a Frente Parlamentar é uma ponte para o mundo e que sua criação foi uma iniciativa louvável. Essas palavras aumentam nossa responsabilidade e nos impulsionam a cada vez mais apoiar, realizar e participar de reuniões e ventos com pessoas tão empenhadas. Sabemos da importância de mudar a imagem de que a mulher é um produto. É preciso mostrar para a sociedade que a forma nacional e local de mostrar os eventos aliam a venda do produto, a exemplo da cerveja, como venda casada, a mulher e a cerveja. Com certeza será mais um evento de sucesso e de extrema importância social. Esperamos contar com a participação dos comunicadores de Sergipe”, Comentou a deputada Goretti Reis.

Palestrante

A palestrante será a mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, a professora e jornalista Maíra Ezequiel responsável pelo curso Audiovisual do departamento de Comunicação Social da Universidade de Sergipe.

Por Assessoria Parlamentar