logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Frente Parlamentar em Defesa da Mulher promove ação de saúde na Alese

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher a deputada estadual Goretti Reis (PMDB), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), e o departamento médico da Assembleia Legislativa de Sergipe, promove na manhã dessa terça-feira, 13, mais uma ação de saúde. Serão realizados testes rápidos de exames do HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

De acordo com a parlamentar, o evento faz parte da Campanha Dezembro Vermelho, que no dia 1º que se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids, além da realização do teste, a campanha Dezembro Vermelho visa intensificar as ações educativas. “É muito importante manter o controle e o combate dessas doenças pelo alto índice de novos casos registrados em Sergipe e no Brasil”, argumentou.

Goretti Reis, que já foi gestora da Secretaria da Saúde de Aracaju, sabe da importância em controlar o vírus HIV, causador da aids, que ataca o sistema imunológico e é responsável por defender o organismo de doenças. “Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Por isso a importância de fazer o teste saber se há a transmissão e ter a oportunidade de tratar”, disse.

A Sífilis, segundo a parlamentar, é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios no primário a possibilidade de transmissão é maior e tem tido uma lata incidência nos postos de saúde, o que preocupa as autoridades de saúde.

Outra doença silenciosa é a hepatite. O vírus causador da hepatite B e C, está presente no sangue. Entre as causas de transmissão estão a transfusão de sangue. “Convido os servidores da Alese a participarem desse momento de cuidado com a saúde”, concluiu.

 

Por Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo