Frente Parlamentar disponibiliza testes rápidos para funcionários da ALESE

Duzentos exames de testes rápidos para detecção do HIV, Sífílis e Hepatites B e C, foram realizados com os servidores da Assembleia Legislativa de Sergipe. Essa foi a terceira edição da Ação de Saúde realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Mulher em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o departamento médico da casa legislativa, na manhã dessa terça-feira, 13.

Para a presidente da Frente Parlamentar e presidente da Secretaria Especial da Saúde da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a deputada Goretti Reis (PMDB) foi a oportunidade de oferecer aos servidores da Assembleia a comodidade de realizar os quatro testes durante o trabalho, e a importância de manter o controle de doenças que são silenciosas e tem tido altos índices de detecção no setor de saúde pública. “A Frente Parlamentar agradece a parceria da Secretaria do Estado da Saúde e do departamento médico da Alese, peças fundamentais para o sucesso da ação”, observou.
A diretora do departamento médico da Assembleia Legislativa, Vivian Rocha, reconheceu a contribuição que a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher tem dado ao departamento com a realização de ações de saúde que têm o objetivo de ajudar aos servidores da Alese. “Nossa maior preocupação é que muitos justificam que não tem tempo de ir a uma Unidade Básica de Saúde, e nós trazemos o serviço para o setor, durante o expediente, o que contribuí para o bem estar e a qualidade de vida de todos”, afirmou lembrando que, ao final da ação todos os servidores tem acompanhamento médico.

Quem também reconhece a importância do trabalho desenvolvido pela deputada Goretti Reis é o diretor do Departamento Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis, o médico Almir Santana. Segundo ele, a ação que tem valor educativo e reflexivo sobre o comportamento das pessoas, oferece um momento de conhecimento da saúde de quem se dispõe a fazer os testes. “A deputada sabe da importância do cuidado com a saúde e tem a sensibilidade de oferecer, no mesmo local, para o sexo feminino e o masculino os quatro exames. È a segunda vez que a equipe da SES participa e vemos como mais uma opção de expandir o serviço”, afirmou.

FILETO EDUCATIVO

E no discurso do pequeno expediente da sessão legislativa a deputada Goretti Reis agradeceu ao presidente da Alese o deputado Luciano Bispo (PMDB) pelo apoio que tem dado a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, em especial pela confecção de um marcador de livros que tem impresso o texto de alerta para evitar a violência contra a mulher, distribuído na sessão de hoje. “Não poderia ter comemoração melhor no 16º dia do ativismo contra a violência. O deputado demonstra sensibilidade com a importância em manter campanhas educativas de conscientização de que as mulheres precisam ser respeitadas e não espancada”, concluiu.

Por Assessoria Parlamentar