Realizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Fórum Sergipano de Direito Eleitoral que tem como tema central dos debates a “Transparência Como Caminho para a Cidadania” tem atraído centenas de pessoas para o Teatro Tobias Barreto (TBB) – palco de diversos debates em torno das Eleições e do Direito Eleitoral. Iniciado ontem, evento irá ocorrer até amanhã, dia 9.
Heterogêneo, público presente no fórum divide-se entre operadores da área jurídica e da classe Política, com destaques para advogados, desembargadores, corregedores, promotores públicos, deputados, vereadores , governadores entre autoridades públicas do meio. Também, além mesmo de atores da sociedade civil, participam assiduamente do fórum, acadêmicos de Direito, assessores parlamentares, jornalistas autônomos e da imprensa local. Cerca de 800 pessoas participaram da abertura do evento, que ocorreu na tarde do último dia 7. De acordo com a organização do evento, a perspectiva é que número de participantes chegue a 1200/dia.
Quem participou do evento promovido pela Casa Legislativa de Sergipe sobre o Direito Eleitoral foi o advogado, membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas da Unit, e doutorando em Direito Político e Econômico da UPM, José Eduardo de Santana Macêdo. Na opinião do advogado e professor acadêmico, o evento foi muito proveitoso. “Excelente. O fórum foi representado por alto nível de palestrantes. Os temas foram relevantes e atuais”, avaliou o advogado Eduardo Macêdo.
Para Evanio Moura, criminalista, professor e procurador do Estado de Sergipe, os temas foram oportunos e pontuais. “As palestrantes estão sendo de alto nível. Parabéns a ALESE por ofertar o evento junto a Associação Brasileira de Direito Eleitoral. Também, ao doutor Sidney Neves, pela coordenação geral da programação, e ter a habilidade de juntar grandes nomes de toda parte do país. Sergipe está de parabéns, Estado é sede de evento de grande porte”, enalteceu Moura.
De acordo com a jornalista e assessora parlamentar, Marta Olivia Costa, o fórum traz temas relevante para toda a sociedade civil. “Precisamos avançar no que diz respeito a sua regulamentação e redemocratização, principalmente na era do Fale News, onde a checagem da informação é obrigatória para os jornalistas e dos usuários de mídias sociais, principalmente. A Alese está de parabéns. Promoveu fórum com acesso gratuito, ótima estrutura e conceituados palestrantes. Ganha a população sergipana, sem dúvidas”, salientou a jornalista.
Renomados especialistas da área do Direito Eleitoral do Brasil estiveram à frente da grande plateia, cadeiras do TTB foram preenchidas por completo. Evento que encerra amanhã, sábado, ofertou inscrições gratuitas e fornecerá certificado aos participantes.
Por, Rede Alese
Foto: Jadilson Simões
Por Rede Alese