logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Fórum debate importância da prevenção do câncer na mulher

Por Habacuque Villacorte

Em mais uma ação dentro da extensa programação da Campanha Outubro Rosa da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe, em parceria com a Diretoria de Comunicação, na noite dessa terça-feira (13), foi realizado o Fórum on-line sobre Estratégias para a Prevenção e Detecção Precoce do Câncer na Mulher.

A médica mastologista Paula Cristina Saab mediou um amplo debate entre a também mastologista Fabiana Baroni Alves Makdissi, a nutricionista oncológica Patrícia Arraes e a médica ginecologista Carmem Luiza Leite. As debatedoras avaliaram como muito positiva a oportunidade para trocarem ideias sobre os cuidados necessários com as mulheres.

Debate foi amplo e bastante produtivo

Fabiana Baroni lembrou que o Brasil não tem os piores índices sobre o Câncer de Mama, mas está bem distante de ser positivo. “Por ano são 43 mil novos casos de câncer, a população está envelhecendo e, como se trata de uma doença degenerativa, são maiores os riscos dela se desenvolver”.

Ainda segundo ela, a sensação é igual a um “Maracanã lotado de mulheres com o diagnóstico”. “Nos Países mais desenvolvidos, os diagnósticos são crescentes, mas sobre a mortalidade são pequenos. Aqui no Brasil tanto o número de casos como de mortes são altos”.

Fabiana explicou ainda que câncer de colo do útero ainda tem a vacina, mas que há a dificuldade de orientar os pais, de que as meninas precisam ser orientadas desde muito cedo. Ela alertou para os riscos aumentarem em casos de obesidade e sedentarismo.  “No caso do câncer de mama tem a questão da hereditariedade. Não existem fórmulas milagrosas. A prevenção se dá com boa alimentação e estímulo para atividade física, cuidando da própria saúde”.

Carmem Luiza

Por sua vez, a ginecologista Carmem Luiza explica que a grande diferença do câncer do colo e do câncer de mama é que o primeiro pode ser prevenido, com o exame Papanicolau e a vacina, o segundo é fator genético. Ela entende como fundamental que os pais vacinem seus filhos e façam os exames anualmente.

Durante o debate pesou também a importância do autoexame como rastreamento do câncer de mama, ressaltando que a mulher necessita sim conhecer o seu próprio corpo a qualquer idade e, quando perceber qualquer alteração na mama, deve servir de alerta para procurar uma consulta médica.

“A importância desta Campanha Outubro Rosa é porque o câncer de mama ainda é o maior fator de mortes, mas o câncer do colo do útero também é grave, está na terceira posição. Ele é mais silencioso e é preciso fazer um rastreio, acompanhar as meninas com HPV. Tem que verificar se apresentam lesões, secreções com odor ou sangramento durante relações sexuais e perca de peso. O fundamental é que procurem logo um ginecologista”, comentou Carmem Luiza.

Patrícia Arraes

Por sua vez, a nutricionista oncológica Patrícia Arraes participou do debate sobre a necessidade de se garantir que haja, junto à sociedade, a assimilação da informação. Ela valorizou a vacina para o câncer do colo do útero e valorizou uma alimentação saudável com frutas, legumes, verduras e cereais integrais.

Ela ressaltou que a obesidade e a falta de atividades físicas são sim fatores de risco para a evolução de câncer feminino. “Eles podem ser evitados com boa alimentação, com exercícios físicos, mas também com a prevenção e detecção precoce. É preciso comer menos códigos de barras e comer mais frutas, verduras e legumes. Infelizmente, até pelas condições financeiras, os brasileiros são condicionados a consumir muito carboidrato”.  

Goretti Reis

Por fim, a deputada estadual Goretti Reis (PSD), Procuradora da Mulher da Alese, agradeceu a participação das convidadas no Fórum e exaltou o sucesso da iniciativa. “Estou muito feliz com o sucesso desse Fórum. Quero agradecer às nossas convidadas na pessoa da mastologista Paula Cristina Saab, que mediou muito bem esse debate excelente e qualificado”.

“Elas enriqueceram ainda mais a discussão sobre o tema, enfatizando cada vez mais a necessidade da prevenção e detecção precoce dos casos de câncer, até para se garantir o tratamento adequado, sem deixar de valorizar a boa alimentação combinada com a atividade física”, completou Goretti Reis.

Foto: Joel Luiz

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo