Por Júnior Matos Matos/ Agência de Notícias Alese
Estimular a promoção de informações de combate às drogas e conscientizar a população sobre o assunto. Foram com esses objetivos que a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), por meio da Escola do Legislativo João Seixas Dória (Elese), promoveu o Fórum sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado nesta segunda-feira (26). A ação é uma iniciativa do deputado estadual Neto Batalha (PP).
Durante o evento foi possível dar evidência à problemática das drogas, a partir do alerta e conscientização da população sobre os malefícios decorrentes do uso destas substâncias – responsáveis por afetar tanto o indivíduo como a sociedade -, bem como destacar a importância da prevenção e do tratamento.
“A gente sempre vem se manifestando sobre essa pauta tão importante e que envolve toda a sociedade. Estamos abordando o combate as drogas, e também alertando as crianças e jovens sobre o caminho ruim que as drogas levam”, destacou o parlamentar Neto Batalha.
O momento contou com a participação de pessoas assistidas pelo Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos ‘Batalhão da Restauração’. Para o idealizador do projeto, o ex-deputado Capitão Samuel, o objetivo do fórum é reunir pessoas que militam em favor do combate às drogas.
“O problema das drogas ocorre em todo o mundo; aqui em Sergipe, com a comunidade terapêutica Batalhão da Restauração estas pessoas tem o tratamento gratuito. Com o fórum de hoje temos como meta celebrar a data e alertar a população sobre os riscos das drogas para os seus usuários e famílias e como se tornou um grande problema social”, ressaltou Capitão Samuel.
Relatos
Heitor Correia – um dos assistidos da comunidade terapêutica Batalhão da Restauração -, conta que foi usuário de drogas por 9 anos, e que após um pedido da sua mãe, ele aceitou receber apoio do Batalhão da Restauração. Ele destacou ainda que vem recebendo tratamento há mais de três meses.
“Eu vi minha vida mudar. Meu brilho nos olhos voltou, assim como a minha vontade de viver também, e isso já era possível ver nos primeiros 15 dias de tratamento. Com o carinho e acolhimento da equipe multidisciplinar do Batalhão tenho avançado no tratamento. Agora minha meta é concluir o tratamento e oportunizar para mim e minha família novas oportunidades de sermos felizes”, falou emocionado o jovem Heitor.
Após passar por diversas clínicas em diferentes estados brasileiros, Jocileide Ribeiro encontrou na comunidade terapêutica Batalhão da Restauração o apoio necessário para lutar contras as drogas.
“Por questão de vivência o Batalhão da Restauração é muito diferente de tudo que já vivi. É uma clínica que não tem muros, com muito espaço verde e sua permanência é optativa. Essas ações fazem com que a gente se sinta bem e acolhido. A equipe de monitoras também é muito boa o que faz, com que a gente se sinta bem e queira lutar contra as drogas”, testemunhou Jocileide.
Palestra
O evento também contou com a participação do médico sanitarista e gerente do programa estadual IST/AIDS, Almir Santana. Na oportunidade, o profissional falou sobre os riscos da associação entre drogas e sexo sem preservativo. “Eu digo que a relação entre IST e drogas é uma combinação perigosa. Quem usa drogas muitas vezes muda o comportamento, principalmente o sexual. Ela passa não ter consciência dos riscos, não ser seletivo quanto a parceiro sexual e ainda abandona o preservativo. Sem dúvidas, as drogas tornam as pessoas mais vulneráveis ao HIV, Sífilis e outras infecções. Por isso, viemos trazer a mensagem de combate as drogas”, pontuou o médico.
Homenagem
Durante a realização do fórum, a ex-Senadora da República Maria do Carmo Alves foi homenageada pelos importantes serviços prestados à sociedade, em especial, àqueles voltados para o combate às drogas. Na ocasião, a homenageada foi representada pela filha, Ana Alves.
Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese