Fique em dia com a Justiça Eleitoral: 4 de maio é o prazo final

Os eleitores que ainda não tiraram o título de eleitor e querem transferir para outra zona eleitoral, tirar o primeiro título ou fazer alteração no cadastro como: mudar o endereço ou a sessão de votação, têm até o dia quatro de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. “Dia quatro é o prazo final. Após essa data, o cadastro nacional de eleitores será fechado, e não será possível realizar nenhuma operação. A única exceção é para obter a segunda via do título, que permanece ativa mesmo após o fechamento de cadastro”, explicou o coordenador de Planejamento do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Marcelo Gerard.

A orientação do TRE, segundo Gerard, é que os eleitores se antecipem já que os cartórios eleitorais estão preparados com a distribuição de senhas diárias para atender a demanda e evitar filas. “De janeiro até março deste ano, os cartórios estavam vazios. A procura era mínima. Essa semana a procura aumentou e os cartórios têm um limite de vagas para atendimento por causa do kit para a biometria. Existe um limite dos equipamentos de fotos e digitais. Infelizmente, os eleitores deixam para última hora e não vai haver prorrogação”, avisou.

Pelos dados do Cadastro Eleitoral Sergipano, o número de eleitores do Estado de Sergipe é 1.506.895 milhão. Ainda de acordo com o coordenador de planejamento do TRE -SE, de janeiro até quatro de abril deste ano, já foram cadastrados mais de 30 mil novos eleitores em todo o Estado de Sergipe. “Já são mais de 47.000 atendimentos no mesmo período”, afirmou Gerard.

Como tirar o Título

Marcelo Gerar explicou que para tirar o primeiro título, o eleitor que completa 16 anos até a data da eleição municipal, que este ano acontece no dia 2 de outubro, precisa de um comprovante de residência e a carteira de identidade e CPF, se tiver. Para o eleitor homem com 18 anos, a Justiça Eleitoral exige ainda o cadastro de alistamento militar.

Em Aracaju, o atendimento ao eleitor é feito no Fórum Aloísio de Abreu Lima, localizado na Rua Itabaiana, 580, bairro São José, ou nos postos de atendimento do TRE-SE no centro de atendimento ao cidadão – CEAC – da rodoviária nova ou do Shopping Rio Mar.

Por Glice Rosa – Agência de Notícias Alese