logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Fevereiro Laranja destaca conscientização sobre leucemia

7/2/2022

Por Wênia Bandeira/Alese

Neste mês, é realizada a campanha nacional Fevereiro Laranja que busca a conscientização sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que, para cada ano do triênio 2020-2022, serão diagnosticados mais de dez mil casos novos de leucemia no Brasil.

Os parlamentares estaduais estão buscando por este objetivo na Assembleia Legislativa de Sergipe. A ideia é tornar cotidiano o hábito de ajudar as pessoas com a doença através de doações do material genético.

Este é o tipo de câncer com maior incidência na primeira infância no mundo. Em crianças com idade entre um e quatro anos, a leucemia foi responsável por 41% dos registros nas últimas três décadas e, em relação à ocorrência, no geral, os tipos de tumores mais incidentes em crianças, neste período, foram as leucemias com 44,8 por milhão.

No Brasil, entre as neoplasias, a leucemia foi o tipo de câncer mais incidente com 33% para os casos com idade entre zero e 14 anos e 26% para zero a 19 anos de idade. A Lei Nº. 8.401/2018, de autoria do deputado Georgeo Passos (Cidadania), institui o “Dia Estadual do Combate ao Câncer Infanto Juvenil a ser celebrado no dia 23 de novembro de cada ano.

“A enfermidade, segundo dados do Inca, corresponde a primeira causa de mortes por doença na faixa etária de cinco a 19 anos. Porém tem chances de cura de até 80%. Quanto mais cedo for detectado melhor”, destacou o parlamentar à época da propositura.

Indicações apresentadas pela deputada Maria Mendonça (PSDB) e pela ex-deputada Diná Almeida sugerem a isenção de pagamentos de tarifas de veículos. As solicitações têm por objetivo incentivar a doação de medula óssea e diminuir os custos dos transportes de pacientes, respectivamente.

A Indicação Nº 175/2019, de Maria Mendonça, pede que seja proporcionado aos doadores a isenção do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). “Atualmente, a chance de encontrar uma medula compatível é, aproximadamente, de uma em cem mil. Segundo o Inca, o número de doadores ainda é ínfimo perto das pessoas que necessitam do transplante”, falou a deputada na justificativa da propositura.

Na Indicação 415/2021, Diná Almeida solicitou a isenção para veículos integrantes do Sistema de Transporte Rodoviário de Passageiros Interestadual e Intermunicipal, para pessoas portadores de neoplasia maligna (câncer) e anemia falciforme, em tratamento ou remissão da doença.

“Os pacientes com câncer e anemia falciforme, em tratamento ou remissão, podem ter direito à isenção do pagamento de tarifas de transporte durante o tratamento da enfermidade. Há necessidade de políticas públicas a serem implantadas para garantir assistência aos pacientes”, afirmou na justificativa a ex-parlamentar.

Em 2020, as leucemias atingiram 5.920 (2,6%) pessoas do sexo masculino. Já no ano anterior, a doença foi responsável pela morte de 4.014 (3,3%) homens e 3.356 (3,0%) mulheres, entre todas as idades.

Sintomas da leucemia

  • Febre ou calafrios;
  • Fadiga e fraqueza persistentes;
  • Infecções frequentes ou graves;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Nódulos linfáticos inchados;
  • Desconforto abdominal, provocado pelo inchaço do fígado ou do baço;
  • Hemorragias ou hematomas recorrentes;
  • Pequenas manchas vermelhas na pele;
  • Suor excessivo, principalmente à noite;
  • Dores nos ossos e nas articulações.

Quem pode doar medula óssea

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade.
  • Estar em bom estado geral de saúde.
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

 

Foto: Governo do Brasil

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo