Festival Colora espalha arte pelas ruas de Aracaju

Por Stephanie Macêdo

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju promove o Festival Colora contemplando as categorias Artes Visuais e Arte Urbana do Edital Janelas para as Artes – uma ação fruto da Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc. O festival teve início em janeiro e segue até o dia 17 de abril.

Arte em cor e formas

O edital Janelas para as Artes contemplou 54 produtos que podem ser vistos através de painéis, exposições físicas, oficinas, exposições digitais, catálogos digitais, pesquisas e feira de artes urbanas. Para a construção dos painéis, foram escolhidos Centros de Referência de Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde, Escolas Municipais de Ensino Fundamental, a Estação Cidadania Radialista Carlos Magno, e  até caixas d’água de  alguns bairros de Aracaju.

Muito mais que cor e expressões de alegria, o festival busca despertar a população para os valores da vida, como as relações humanas, Meio Ambiente, Educação e Saúde. E tudo isso, em uma  imensa galeria a céu aberto, entre ruas e avenidas da cidade. Prova disso é o painel da Unidade Básica de Saúde Dona Sinhazinha, no bairro Grageru.

A obra em Grafitti, do artista visual Diego Carozo, é uma homenagem aos médicos, brancos e negros, o poder da espiritualidade e a história de Desmond Doss –  um médico que foi à guerra sem armas e conseguiu salvar mais 75 pessoas, sobreviveu e recebeu a maior honraria do exército. “A proposta foi iniciada com o intuito de trazer a reflexão referente à pandemia, à valorização dos médicos e até ao racismo estrutural”, conta Carozo.

Um outro trabalho assinado pela artista Márjorie Garrido está no painel da  Bibilioteca Municipal Clodomir Silva, no bairro Siqueira Campos. A arte comemora os 60 anos da biblioteca, e destaca três personalidades que mais contribuíram para o crescimento do espaço: o jornalista Clodomir Silva, o poeta Santos Sousa e o cordelista João Firmino.

Também estão compondo o time de entrega de artistas, Andreza Cíntia que trabalhará com o Projeto Xocó; Rafael Rocha e Fernanda Kolming, com a arte sobre o Lambe-Lambe; Thiago Neuman, arte Mista; Elias Santos, Esculturas; Ruy Andrade, Escultura em Fibra de Vidro; Lucian Smarh, arte em Vídeomapping; Paola Loise com fotografia do Lambe-Lambe; Punhos de Ouros, com arte urbana em Grafitti; Davi Cavalcante e Kely Nascimento;  artes de Lambe-Lambe; Eduardo Fabião, com artes em pintura Acrílica; Benedito Cardoso, em pintura Cerâmica; Fabio Sampaio, arte Mista; Laiany Santos, entre em pintura Mosáico; Mariana Feitosa, em arte pintura do Lambe-Lambe; Gleidson Oliveira, arte de pintura em Lambe-Lambe; Gabriel Carvalho, arte em Fotografia. O Festival Colora contará ainda com Exposições Físicas, Exposições Virtuais, Feiras, Workshop, Pesquisa e Catálogos Digitais.

Fotos: Joel Luiz