Por Stephanie Macêdo
A Festa da Laranja, do município de Boquim, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe”. Essa foi a decisão da Assembleia Legislativa de Sergipe mediante aprovação do Projeto de Lei de nº190/2021 de autoria da deputada estadual Maísa Mitidieri (PSD).
De acordo com o projeto, a Festa da Laranja será inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado. O evento ocorre anualmente no mês de novembro, na cidade Boquim, situada na região Sul de Sergipe.
Segundo ainda consta na propositura, a festa foi criada no ano de 1956, em Boquim, por jovens estudantes. Eles tomaram conhecimento da Festa da Uva no Rio Grande do Sul e tiveram a ideia de tornar o município conhecido, através de uma festa que divulgasse a laranja.
De acordo com a justificativa da deputada Maísa Mitidieri, há várias décadas a Festa da Laranja desperta a atenção do estado de
Sergipe no município de Boquim. A produção de laranja já passou por vários momentos na cidade e na região citrícola. Destacando que na década de 70 a cidade já foi considerada uma das maiores produtoras de laranja do Norte e Nordeste brasileiro.
Maísa lembra que o evento tende a movimentar diversos setores do município, exalta a cultura local e fortalece a economia e o comércio, prioriza valorizar os artistas de Sergipe, principalmente os locais. ” O evento se consolidou no calendário festivo do município, fazendo com que ficasse conhecida através do evento e fosse lembrada como a Terra da Laranja.
Foto: arquivo Infonet